in

Como dividir os meus recursos financeiros?

Como dividir os meus recursos financeiros
Como dividir os meus recursos financeiros

Como dividir os meus recursos financeiros?

No início de qualquer planejamento financeiro pessoal, de casal ou familiar, se cria uma dúvida muito comum para todos. Quanto do meu dinheiro eu devo destinar para cada área da minha vida?

Pensando nisso, a educação financeira permite, através de um simples conceito, criar uma forma bem tranquila de se seguir e assim ter controle sobre suas finanças e um planejamento financeiro bem atrativo.

É um método chamado ’50-30-20′. E ele consiste basicamente na separação do seu orçamento em percentuais para determinadas áreas. Ah, importante lembrar que como explico aqui é um formato padrão, mas você pode adaptar para a sua realidade. Sempre lembrando que nenhuma das categorias pode ter 0% e a soma de tudo não pode passar de 100%.

Pois bem, o método busca definir o percentual do seu orçamento que você irá definir para cada categoria da sua vida mas, quais categorias são essas? Gastos Essenciais, Gastos Supérfluos e Investimentos/Dívidas.

Gastos Essenciais – 50%

Para os gastos essenciais onde se encaixam: moradia, alimentação, transporte, etc, é importante pensar em até 50% do seu orçamento. Aqui não se faz interessante passar desse valor pois, caso isso ocorra, você pode chegar em um momento da sua vida que está apenas ‘sobrevivendo’. Não conseguindo separar um valor interessante para desejos e vontades para o presente, e muito menos de preparos e cuidados para seu futuro.

Se os seus gastos essenciais estão passando de 50% do seu orçamento, cabe revê-los e buscar diminuí-los para a sua realidade.

Gastos Supérfluos – 30%

Antes que você venha a pensar ‘Ah, mas quero viver o meu agora! Não quero investir ou economizar e deixar de viver o que tenho pra viver!’. Pois bem, na educação e planejamento financeiro também é definido um percentual para os gastos de desejos e vontades que irão se realizar no presente. E o que tudo isso quer dizer?

Bem, a ideia aqui é que você não fique apenas ‘sobrevivendo’, e ter momentos para relaxar, se soltar, gastar com bobagens que você adora são muito importantes. Separar um pedaço do seu orçamento para esses tipos de gastos irá auxiliar em manter a sua saúde física e mental, e isso é de suma importância para você viver o hoje e o futuro muito bem vividos.

Investimentos/Dívidas – 20%

Da mesma forma como devemos separar um valor para aproveitar nosso presente, o mesmo deve ser feito quando pensamos em nosso futuro. Assim, um valor ideal do seu orçamento que deve ser destinado para investimentos é de 20%. Mas existe algo importante que precisamos ressaltar sobre esse número.

Caso você tenha dívidas, é aqui estamos falando de empréstimos, cartão de crédito atrasado, dívidas em atraso (nome sujo), etc., nesse caso o valor destinado para investimentos deve ser destinado para pagar esses valores que você está devendo.

Importante: Se você possui financiamentos, compras parceladas no cartão ou outras compras nesse formato, o valor das mesmas devem entrar em gastos essenciais e gastos supérfluos. Na área de dívidas são apenas aquelas fora de controle ou empréstimos.

Uma dica muito importante para você conseguir separar o valor dos investimentos com disciplina todo mês é SE PAGAR PRIMEIRO! Isso consiste em, ao entrar o valor de seu orçamento daquele mês, você deve, antes de tudo, separar o valor estimado para investimentos ou para quitar suas dívidas. E viver com o restante para gastos essenciais e gastos supérfluos.

Leia também: ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIROS DURANTE A PANDEMIA

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Liderança colaborativa

Liderança colaborativa promove evolução e melhoria contínuas

Construa novos hábitos e invista em você

Construa novos hábitos e invista em você