in

Dinheiro para o brasileiro é algo ruim!

Não é por falta de conteúdo hoje existente ou por pessoas tentando te ensinar sobre finanças que você não organizou até hoje a sua vida financeira, começou ou busca melhorar os seus investimentos. A única questão realmente que tem acontecido é dentro da sua cabeça.

Para que você veja que não estou falando loucura, trago uma pesquisa realizada pelo Itaú Unibanco junto com o Datafolha e ficou constatado que a raiz do problema está muito mais ligado com as questões psicológicas que todos os brasileiros possuem com suas finanças do que com as informações disponíveis sobre o assunto.

Nessa pesquisa foram ouvidos brasileiros de 16 a 65 anos, das classes A, B, C, D e E, e 49% dos entrevistados dizem evitar até mesmo pensar em dinheiro para não ficar triste. Vou repetir, 49%. QUARENTA E NOVE. Metade dos brasileiros. Ou seja, se você não evita pensar, a pessoa que está ao seu lado, na vida, no trabalho, no trânsito etc, ela evita pensar para não ficar triste.

Quando abordo as pessoas sobre a importância do cuidado com o dinheiro sempre vejo, quase que na sua totalidade, as pessoas se esquivando do assunto. E por que isso acontece? 46% dos brasileiros afirmam preferir nem olhar para o próprio dinheiro pois acreditam estar fazendo algo errado em termos financeiros e, como já diz o bom e velho ditado, o que os olho não veem, o coração não sente, não é mesmo?

Teve um entrevistado que até falou ‘É como a questão da mortadela, da salsicha: você não procura saber como que é feito para não sofrer.” Ao mesmo tempo que isso é pensado, 50% dos entrevistados consideram que falar de dinheiro é imprescindível, mas somente de forma superficial e corriqueiro. Afinal, 60% dos entrevistados nunca falam quanto ganham.

Da mesma forma que você busca se entender melhor e começa a fazer terapia através de um psicólogo, assim é com suas finanças. O consultor financeiro é imprescindível pois ele atuará como um terapeuta. A função dele é te auxiliar para que você localize os erros e como corrigir para ter uma vida saudável também na área financeira. E, da mesma forma que a terapia tem deixado de ser um tabu, assim tem que ser o consultor financeiro.

Caso você tenha dificuldades não fique chateado. Atualmente 97% dos entrevistados disseram ter dificuldade em lidar com o próprio dinheiro. Isso mesmo, 97%. Temos muito o que melhorar e muito o que mudar na sua vida financeira.

Saiba que existem pessoas como eu que podem lhe auxiliar a mudar a sua vida financeira.

Por isso não hesite, agora mesmo me siga no Instagram e me mande um Whatsapp vamos conversar e começar a mudar a sua mente sobre o dinheiro e fazer você enriquecer.

Leia mais artigos no Blog do autor…

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABERTURA DE MERCADO – 06/07/2022

O que é Bitcoin, para que serve e como funciona?