in

A pressa é inimiga das tuas finanças!

finanças
finanças

A pressa é inimiga das tuas finanças!

Hoje quero trazer um ponto importante para a sua vida financeira. Temos uma máxima na vida que ‘Tempo é dinheiro’, mas isso nos ocasiona diversos erros que acontecem quando somos levados a decidir tudo de maneira instantânea.

Quantas vezes você já foi levado por aquela promoção que ‘só vai até hoje’ ou o curso que vai te transformar em um grande investidor, mesmo que você não saiba nada, em apenas 20 dias?

Educação financeira é algo que a grande maioria das pessoas não acaba tendo seja em casa ou seja na escola, e com isso crescemos com essa necessidade de nos educar sobre o tema. E algo que parece que esquecemos depois que crescemos: EDUCAÇÃO DÁ TRABALHO E LEVA TEMPO.

E as vezes, muito tempo. Quantos anos você passou no colégio? Quantos anos você passou na faculdade? Quantas horas de estudo e repetição de exercícios para garantir que tinha aprendido o tema que lhe era proposto? Ou até mesmo em seu trabalho. Você não entrou sabendo 100% das coisas, aliás, normalmente você entra sabendo quase que 0%. E todo dia você precisa aprender algo novo, algo que não era previsto pode acontecer.

Segundo a Pnad Contínua, o brasileiro estuda em média 9,4 anos. Pesquisa essa feita com pessoas de 25 anos ou mais. A pesquisa também mostra que quanto maior for o tempo de estudo, mais positivo ele se torna.

Mas como ‘Tempo é dinheiro’ quem está com dívidas quer se livrar de um mês para o outro, quem vai começar a investir já quer viver de renda ainda esse ano, e até as corretoras e bancos querem que você se resolva sobre um novo produto para ontem. Toda vez que você fica focando apenas no curto prazo isso lhe tira a paciência de esperar que os resultados positivos e possíveis ocorram.

Fazer algo que lhe trará resultados concretos leva estudos, dedicação e, mais importante, leva TEMPO. Como vivemos na geração microondas queremos tudo em poucos minutos, de forma ágil e para ontem, mas as coisas não vão ser assim.

Quero deixar aqui para você uma reflexão final sobre o tempo e o resultado positivo que ele pode nos trazer. Pensemos em uma grande árvore, que tera fortes galhos onde você poderá escalar, amarrar um balanço, construir uma casa para seus filhos brincar, ou simplesmente poder aproveitar a grande sombra que a árvore lhe proporcionará. Essa árvore precisa de uma atitude inicial, ser plantada. Após isso ela precisa de cuidado contínuo, sendo regada, cuidada, as vezes podada. Com a repetição desses cuidados ela irá crescer forte e lhe trará os resultados que você desejou com ela grande e imponente no jardim de sua casa.

Mas para que tudo isso aconteça ela vai precisar de algo mais importante ainda: TEMPO. Quando você for começar a estudar finanças e investimentos saiba que você vai precisar de tempo. Tempo para entender o assunto, tempo e repetição nas atividades que precisam ser feitas para você conseguir colher aquele resultado grande que tanto espera.

E por fim, lembre-se, caso você não tenha tempo hoje para estudar, ler sobre o assunto ou entender o que acontece no mercado e na economia, arrume alguém que você confie. Assim, ele vai conseguir te guiar e te orientar em seu dia a dia e te acompanhar para que você consiga atingir aquele grande resultado tão esperado.

Conheça o colunista

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual é o segredo de um bom planejamento financeiro?

Pense em segundo nível