in

Onde há medo há oportunidade

Medo vs Oportunidade
Nesse momento de grande incerteza e grande medo que se vive no mercado, outra situação também aparece de forma constante mas que as vezes buscamos não ver: A OPORTUNIDADE. 

Onde há medo há oportunidade

2022, a grande maioria acreditava que esse seria o ano da virada, que iríamos sair da pandemia e tudo já estaria lindo e nos níveis pré pandemia. Mas acabamos nos esquecendo de algumas coisas: Nunca é tão fácil sair de uma crise e o todo futuro ainda é muito incerto.

Quando falo de futuro é só vermos a inflação que está sendo bem forte aqui no Brasil e nos países desenvolvidos, claro que cada inflação com o seu formato. Enquanto estamos vivendo inflação que quase bate os 12%, lá foram alguns países vivem inflação de 6% e está sendo as maiores nos últimos 30 ou 40 anos.

Também podemos lembrar do estouro da guerra entre Rússia x Ucrânia. Ninguém imaginava que uma guerra podia aparecer, não só apareceu como já fazem bons meses que ela está aí impactando vidas europeias e toda a economia mundial. Precisamos lembrar que a Russia é simplesmente o segundo maior produtor de petróleo do mundo.

Da mesma forma que olhamos o futuro, vamos lembrar que sair de uma crise não é tão simples assim. Se você acaba se complicando em suas finanças por dois ou três meses, para conseguir arrumar a casa, você demanda um tempo igual ou as vezes um pouco maior. Imagina isso para um país, um continente, o mundo como um todo.

Em todo esse cenário existe algo que reina quase que inevitavelmente: O MEDO. O investidor tem medo com tantas incertezas e acaba tirando o seu dinheiro de ativos de riscos (ações, fundos imobiliários, criptomoedas, fundos de investimentos, etc), e acaba levando esses valores para ativos de menores riscos, como os títulos públicos.

Mas nesse momento de grande incerteza e grande medo que se vive no mercado, outra situação também aparece de forma constante mas que as vezes buscamos não ver: A OPORTUNIDADE.

Você provavelmente já ouviu falar que a bolsa brasileira está muito barata. Você até lê isso mas não consegue ter um estômago forte para entrar em um momento que você vê muita queda de ações, ou diversas ações ‘andando de lado’. Bem, caso você não tenha percebido, mas nessa situação que coloquei informei a OPORTUNIDADE – Bolsa está muito barata – e o MEDO – queda de ações ou ações andando de lado.

Esse é o momento de você pesquisar o mercado, entender diversos setores e se aproveitar para COMPRAR NA BAIXA afim de aproveitar a recuperação do mercado nos próximos anos. Claro, essa recuperação pode ser em 2, 3, ou 5 anos? SIM! Como eu disso lá no começo, todo futuro ainda é muito incerto. Mas se tem algo que toda a nossa história nos mostra é que a economia se recupera, o mercado se recupera.

Localize os seus medos, junto deles está a oportunidade. Aproveite ela que daqui alguns anos você irá olhar para trás feliz e orgulhoso de você mesmo por ter aproveitado.

Leia mais artigos no Blog do autor…

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Investimento segundo a teoria de Albert Einstein

ABERTURA DE MERCADO – 29/06/2022