in

Construa novos hábitos e invista em você

Construa novos hábitos e invista em você
Construa novos hábitos e invista em você

Construa novos hábitos e invista em você

Infelizmente, a maioria dos brasileiros acreditam que o assunto de investimento é pauta apenas para ricos. Outros, pensando apenas no viés financeiro, não investem seu capital com medo de perder o seu dinheiro, por desconhecimento do mercado financeiro ou por acharem que não possuem recursos suficientes para começar a sua caminhada nos investimentos.

Bom, são vários os fatores que são associados a um desconhecimento de finanças e gerenciamento de recursos onde nem a escola foi capaz de ensinar.

No entanto, nosso momento de hoje não está focado apenas em investimentos financeiros. Quero ajudá-los a desmistificar o conceito por detrás da palavra investir.

Nesse sentido, pretendo contribuir para o entendimento de que todos são capazes de investir os seus recursos, principalmente aquelas pessoas que possuem pouco dinheiro, além de que, é preciso entender a importância de investir em você mesmo.

E aqui não quero me ater apenas às questões financeiras, mas também conscientizá-los que todos podemos investir no lazer, na profissão, na realização dos sonhos e na busca por uma boa qualidade de vida.

Investir, portanto, pode ser entendido aqui como uma ação de empreender forças com o objetivo de conquistar resultados positivos no futuro.

A partir deste conceito, podemos entender que investir não é um ato omisso, ou seja, não é algo que você deve cruzar os braços e deixar de realizar. Pelo contrário, o verbo investir pressupõe uma ação, uma decisão de você sair do seu estado atual e agir pensando no benefício futuro.

Logo, para você investir em si, é necessário tomar a decisão de sair da zona do conformismo. Sair de uma atitude de passividade diante de um contexto indesejado ou desfavorável. É importante você tomar a decisão de construir novos hábitos, os quais transformarão a sua vida desse dia em diante.

Mas antes de te falar alguns hábitos que precisam ser construídos para o processo de transformação pessoal, é importante lhe dizer o que significa investir em você.

Assim, investir em você significa dedicar-se a oferecer oportunidades que possam lhe proporcionar transformações benéficas para o seu futuro. É dispor de tempo, seu ativo mais valioso, para construção de um futuro melhor para si.

Um bom exemplo é realizar um curso de especialização profissional, o qual, mesmo sendo um pouco caro, poderá abrir portas para novas oportunidades de trabalho, com maior remuneração, e a possibilidade de realizar network com pessoas que possuem a capacidade de lhe ajudar a alavancar sua carreira.

Investir em você, afinal, possibilita a chance da realização dos seus objetivos de vida, dos seus sonhos e de suas metas. Você assume a responsabilidade pela sua trajetória, dedicando tempo para que os resultados sejam favoráveis no futuro.

Portanto, elenco aqui alguns hábitos de sucesso que podem ser construídos no processo de investimento em si. Esses hábitos são capazes de transformar sua vida e fazer total diferença para que você desenvolva todo o seu potencial.

a. Invista tempo para conhecer a si mesmo

Por estar ainda envolvido com trabalhos e atividades relacionados ao Ensino Superior, conheço histórias de pessoas que entram nos cursos de graduação sem saber, ao certo, se esse é o caminho que elas desejam trilhar. Outras, por outro lado, acabam realizando curso de profissionalização por pressões sociais e de familiares, sem gostar realmente do que estudam.

Para além das carreiras acadêmicas, há pessoas que atuam no mundo do trabalho e que se encontram insatisfeitas com seus empregos. Por vários motivos pessoais, começaram a trabalhar cedo, escolhendo empregos disponíveis entre poucas oportunidades ou, na maioria das vezes, sem possibilidades de escolhas.

Esse cenário é importante para destacar a necessidade do autoconhecimento.

Conhecer quais são suas habilidades e qualidades pessoais pode te proporcionar compreender seu momento atual e projetar hipóteses de novas fontes de renda ou possibilidade de novos empregos, trabalhando com a área em que você possui maior aptidão ou interesse.

Tenho certeza que investir tempo para o autoconhecimento irá proporcionar percepções mais fidedignas de sua realidade e seus interesses, além de contribuir com escolhas mais assertivas em relação a você e seus objetivos de vida.

b. Invista em livros

A dinâmica do cotidiano de muitas pessoas é resumida a um intenso estresse e falta de tempo. Porém, gerir as suas 24 horas é imprescindível para desenvolver hábitos transformadores na sua vida. Entre eles, está o hábito da leitura.

Reconheço que a cultura da leitura no Brasil é precária e são poucos os brasileiros e as brasileiras que conseguem ler pelo menos 1 livro no ano. Porém, além de ser um momento de oportunidade para relaxar, também contribui para agregar novos conhecimentos.

Há uma frase no mercado financeiro que diz:

“O homem sábio é capaz de gerar riqueza, mas o homem rico sem sabedoria é fadado à ruína”.

Ou seja, não adianta querer ser rico ou dispor de grandes riquezas, se você não souber administrá-las. Sem educação financeira, por exemplo, mais dinheiro será sinônimo de mais despesas.

Para além da educação financeira, a própria leitura proporciona uma criticidade e novas perspectivas de mundo, de forma independente e fora do senso comum.

O conhecimento, além de ter o poder de transformar a sua vida, é um tesouro que jamais ninguém conseguirá lhe tirar.

c. Invista em cursos

Em continuidade ao hábito de investir em conhecimento, nos tempos modernos, é imprescindível investir em cursos de capacitação e especialização.

Diante das rápidas transformações sociais, o mercado de trabalho tornou-se dinâmico e exige que aqueles que participem dele estejam preparados para as novidades que sempre aparecem.

Profissionais que estagnam e não se atualizam, são deixados para trás no mercado de trabalho competitivo.

Independente de qualquer área ou profissão que atue, busque desenvolver novas habilidades ou especializações através de cursos, sejam eles gratuitos ou pagos. Esse será o seu diferencial frente às novas oportunidades no futuro.

d. Invista em bons momentos

Todo mundo possui aquela lista de sonhos e desejos de conhecer alguns lugares, de viajar para o exterior ou comer em um restaurante famoso, por exemplo. Se você não possui sonhos nesse sentido, tome cuidado! A vida não se baseia apenas em trabalhar para enriquecer.

O lazer e os bons momentos são imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. Invista seu tempo em descobrir novos lugares, transformando seus sonhos em metas para que possa realizá-los.

e. Invista na sua saúde e no seu bem-estar

A realização de atividades físicas, o hábito da boa alimentação e dos momentos de lazer são necessários para a vida do ser humano. Momentos como estes são os responsáveis por liberar hormônios do prazer e proporcionar uma boa qualidade de vida para você.

É necessário, portanto, investir o seu tempo na manutenção de uma boa saúde e em hábitos que proporcionem um bem-estar pessoal.

Sem esses momentos, sua rotina começa a ficar enfadonha e o desânimo logo lhe atingirá.

f. Invista uma porcentagem dos seus recursos financeiros

Por fim, não poderia faltar o investimento financeiro. Depois de você dispor do seu tempo para o autoconhecimento e para o investimento em educação e leitura, irá perceber que a educação financeira não é mero hobby ou coisa de gente rica.

Educar-se financeiramente é ter conhecimento dos seus recursos, saber para onde vai seu dinheiro, economizar em gastos desnecessários, reduzir compras por impulso, poupar dinheiro para realização dos seus sonhos e destinar recursos para lhe proporcionar uma boa qualidade de vida, por exemplo.

Afinal, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos, é natural que os benefícios financeiros apareçam. Nesse momento, é preciso estar preparado para saber administrá-los.

Pense no seu futuro. Acredito que o objetivo de muitas pessoas seja a independência financeira. Para alguns, esse conceito se resume em chegar no momento onde não seja mais preciso trabalhar. Para outros, seja a possibilidade de escolher com o que ou quando irá trabalhar.

Independente dos seus objetivos, provavelmente a maioria deles necessitam do recurso financeiro para serem realizados. Por isso, é importante investir uma pequena parte dos seus recursos pensando no seu futuro.

Reflita comigo: Quando você compra uma blusa em uma loja, você está dando dinheiro para aquela empresa. Quando você compra um carro, você está dando dinheiro para aquela concessionária. Quando você compra seus alimentos, você está dando dinheiro para aquele estabelecimento. Mas em qual momento você está dando dinheiro para si? Quanto você está investindo financeiramente em si?

Por isso, é necessário construir um hábito de poupar e investir financeiramente: poupar pensando em reservar um dinheiro para um objetivo futuro e investir no intuito de fazer o seu dinheiro trabalhar para você durante o passar do tempo.

Destinando, no mínimo, 10% das suas receitas para essa finalidade, com certeza você realizará seus sonhos de maneira mais fácil. E aqui está o pulo do gato. Veja que não falei em valores, mas sim em porcentagem. Isso quer dizer que mesmo quem possui ou recebe pouco dinheiro é capaz de investir.

Atualmente, há opções de investimentos, seja em renda fixa ou variável, que é necessário começar com menos de R$ 50,00 reais. Basta a pessoa saber o seu perfil de investimento e alinhar os tipos de ativos financeiros com as suas metas.

Ah! E não posso esquecer de uma importante lição. A ordem da construção de hábitos para investimento em si não foi em vão. O dinheiro não deve ser o fim, mas o meio para alcançar seus objetivos de vida.

Através do autoconhecimento e da busca por conhecimento de mundo, você será capaz de elencar as prioridades na sua vida, buscando-as conquistar através de uma educação financeira.

Com um papel de educador financeiro, quero que vocês entendam que o sucesso financeiro não é alcançar o primeiro milhão ou se tornar um bilionário.

O sucesso financeiro é um conceito subjetivo, onde apenas você sabe o que vem a ser sucesso para ti. Porém, investir em você é o caminho mais rápido para se chegar ao sucesso pessoal.

Muito obrigado, pessoal.

Até nosso próximo encontro.

Leia outros artigos do Thiago

Written by Thiago Trindade

Com experiência de investimentos no mercado financeiro, tenho atuado na busca por levar educação financeira aos brasileiros de modo prático, rápido e de fácil compreensão.

Fundador da página Do Pouco ao Milhão, procuro ensinar as pessoas como se planejar e organizar financeiramente, além de como começar a poupar e investir com pouco dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como dividir os meus recursos financeiros

Como dividir os meus recursos financeiros?

Twitter

Twitter agora permite que usuários adicionem endereços Ethereum