domingo, julho 21, 2024

Conteúdo que impacta no seu bolso!

Preço Importa nos investimentos?

Qual a verdade entre os investidores sobre o fator preço?

Afinal, preço importa nos investimentos? Tenho certeza que você que pretende começar a investir ou você investidor experiente, já escutou frases do tipo: “nesse preço não compensa comprar” ou “nunca vi essa ação em um preço tão baixo”, entre outras.

Mas será que realmente o PREÇO é um fator tão crucial e importante na hora de investir? Hoje você sairá daqui com uma conclusão definitiva sobre PREÇO IMPORTA?

  • Existem sim investidores de grande sucesso que colocaram o preço como sua base principal de análise e obtiveram grande sucesso. O maior de todos é o famoso Warren Buffett.
  • Buffett ao longo de sua vida, utilizou o Value Investing para identificar ações cujo PREÇO estava abaixo do VALOR da Ação.
  • O próprio Buffett tem uma frase famosa em que ele diz: “Preço é o que você paga e Valor é o que você leva, e nem sempre eles são equivalentes no mercado”.

Isso deixa claro que o objetivo sempre foi olhar o preço com uma perspectiva de encontrar bons negócios a preços de banana.


Mas existem outros grandes investidores que não se utilizaram do Preço como uma abordagem principal e também obtiveram bons resultados, como o próprio Benjamin Graham autor do famoso livro O Investidor Inteligente. Nesse Clássico Graham comenta sobre em “repetir o aporte frequentemente em um mesmo investimento ao longo do tempo“.

Ao trazer essa frase, ele deixa claro que você pode repetir frequentemente o investimento, independente do preço atual.

Além de que, a própria Faculdade de Economia da Universidade de Yale já produziu estudos que mostram a vantagem de investir sempre independente do preço.

Com isso percebemos que não há uma clara definição de qual lado você deve seguir, mas vamos discutir alguns pontos contra e a favor de cada uma das abordagens:

Preço Importa nos investimentos?

Prós:

  • Olhando a performance histórica de alguns ativos, comprar uma ação em preços máximos, geralmente trouxe um resultado negativo, pois algumas vezes a ação nunca volta ao valor máximo;
  • Você utilizar o fator preço na sua análise, pode te dar uma Margem de Segurança para comprar ativos, já que essa margem te protege de ganhar mais que perder.

Contras:

  • Necessidade de fazer um bom Valuation para determinar o preço justo;
  • Uso de “previsões” a cerca do futuro que podem estar equivocada, pois o futuro é incerto e totalmente mutável (quem esperava uma pandemia em junho de 2019?).

Preço não importa importa nos investimentos!

Prós:

  • Você não precisa tentar adivinhar o futuro;
  • Seu emocional e psicológico são menos utilizados e o seu racional se mantem mais tempo no controle das decisões.

Contras:

  • Você passará por períodos em que seus investimentos estarão no negativo;
  • Em momentos de mercado de alta, você terá retorno menor do que se tivesse investido mais no início, o que geralmente pode ser uma armadilha mental para o investidor.

Discutindo os dois pontos, podemos dizer que oficialmente não há a melhor estratégia para todos os casos.

Mas, é possível dividir os investidores em dois grupos:

  • Aqueles que possuem um grande valor acumulado e precisa investir de uma só vez.
  • E os que só podem investir um percentual dos ganhos mensais (salário, comissão e afins)

E dito isso, para cada grupo de investidores, existe sim uma recomendação da melhor filosofia a ser seguida. E mais, a mesma pessoa pode estar nos dois grupos em diferentes momentos da sua vida.

Por isso, analise em que momento da sua vida você está e, consequentemente, qual a filosofia você deve seguir naquela situação.

No vídeo abaixo, trago mais detalhes e a conclusão completa para você se decidir. AFINAL, PREÇO IMPORTA ou NÃO?

Indicação de leitura: PLANO DE GASTOS CONSCIENTE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ORÇAMENTOS.

Thiago Senna
Thiago Sennahttps://economiaempauta.com/author/thiagosenna
Engenheiro, bolsista em Corporate Financial Management – State University of New York, Especialista e Educador Financeiro, criador do Método ZI. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, já quebrou na Bolsa de Valores, aprendeu, recuperou tudo e hoje vive formando investidores de sucesso.

Radar de FIIs: XPML11 informa data de pagamento dos dividendos e mais

O Radar de FIIs traz os destaques do mercado dos Fundos Imobiliários. O $BODB11 anunciou sua quinta emissão de cotas, visando captar R$ 500 milhões. O $VGIR11 anunciou sua 8ª emissão de cotas, com...

Marfrig (MRFG3) diz que uma de suas subsidiárias no RS “pode ter sido afetada” por possível foco de Newcastle

A Marfrig (MRFG3) afirmou nesta sexta-feira (19) que uma de suas subsidiárias no Rio Grande do Sul “pode ter sido afetada” por notícias sobre possível foco de doença Newcastle. A companhia não deu...

Alívio para Petrobras (PETR4)? Estatal consegue apoio de empresas para ressarcimento de pagamento ao Carf

A Petrobras (PETR4) obteve aprovação de empresas parceiras em consórcios de exploração e produção para ressarcimento da dívida que terá que pagar ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que soma R$...

Dividendos: Quais elétricas comprar e vender, segundo Goldman Sachs

O Goldman Sachs iniciou a cobertura de cinco elétricas, com recomendação de compra para Equatorial (EQTL3), Copel (CPLE6), Eletrobras (ELET3) e Energisa (ENGI11) e de venda para Cemig (CMIG4). Segundo os analistas...

FII RBVA11 tem maior alta do dia; IFIX reverte queda e volta a subir

Negócios FII que atua no segmento de renda urbana liderou altas; veja outras movimentações de destaque nesta sexta-feira (19);O FII RBVA11, que atua no segmento de renda urbana,...

Brasil suspende parte das exportações de frango após caso da doença de Newcastle

O Brasil, maior exportador mundial de frango, suspendeu voluntariamente as exportações de aves para alguns países depois que um caso da doença de Newcastle foi detectado no estado do Rio Grande do...

5 governos latino-americanos expressam preocupação antes das eleições na Venezuela

Argentina, Paraguai, Uruguai, Costa Rica e Guatemala exigiram "cessação imediata do...

“Vamos vencer”, diz vice de Biden a doadores democratas preocupados com eleição

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, assegurou nesta sexta-feira a doadores do Partido Democrata que a legenda vencerá a eleição presidencial, em um momento em que mais parlamentares pedem para que...

Apagão cibernético: é incerto se empresas vão recuperar prejuízos, veem especialistas

As possibilidades para reaver prejuízos causados a empresas pelo apagão cibernético desta sexta-feira (19) ainda não são claras. Enquanto seus sistemas são gradualmente reestabelecidos, elas calculam as potenciais perdas relacionadas à paralisação...

Subsidiária no RS “pode ter sido afetada” por possível foco de Newcastle, diz Marfrig

A Marfrig (MRFG3) afirmou nesta sexta-feira que uma de suas subsidiárias no Rio Grande do Sul “pode ter sido afetada” por notícias sobre possível foco de doença Newcastle.A companhia não deu detalhes...

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress