Preço Importa nos investimentos?

Qual a verdade entre os investidores sobre o fator preço?

Afinal, preço importa nos investimentos? Tenho certeza que você que pretende começar a investir ou você investidor experiente, já escutou frases do tipo: “nesse preço não compensa comprar” ou “nunca vi essa ação em um preço tão baixo”, entre outras.

Mas será que realmente o PREÇO é um fator tão crucial e importante na hora de investir? Hoje você sairá daqui com uma conclusão definitiva sobre PREÇO IMPORTA?

  • Existem sim investidores de grande sucesso que colocaram o preço como sua base principal de análise e obtiveram grande sucesso. O maior de todos é o famoso Warren Buffett.
  • Buffett ao longo de sua vida, utilizou o Value Investing para identificar ações cujo PREÇO estava abaixo do VALOR da Ação.
  • O próprio Buffett tem uma frase famosa em que ele diz: “Preço é o que você paga e Valor é o que você leva, e nem sempre eles são equivalentes no mercado”.

Isso deixa claro que o objetivo sempre foi olhar o preço com uma perspectiva de encontrar bons negócios a preços de banana.


Mas existem outros grandes investidores que não se utilizaram do Preço como uma abordagem principal e também obtiveram bons resultados, como o próprio Benjamin Graham autor do famoso livro O Investidor Inteligente. Nesse Clássico Graham comenta sobre em “repetir o aporte frequentemente em um mesmo investimento ao longo do tempo“.

Ao trazer essa frase, ele deixa claro que você pode repetir frequentemente o investimento, independente do preço atual.

Além de que, a própria Faculdade de Economia da Universidade de Yale já produziu estudos que mostram a vantagem de investir sempre independente do preço.

Com isso percebemos que não há uma clara definição de qual lado você deve seguir, mas vamos discutir alguns pontos contra e a favor de cada uma das abordagens:

Preço Importa nos investimentos?

Prós:

  • Olhando a performance histórica de alguns ativos, comprar uma ação em preços máximos, geralmente trouxe um resultado negativo, pois algumas vezes a ação nunca volta ao valor máximo;
  • Você utilizar o fator preço na sua análise, pode te dar uma Margem de Segurança para comprar ativos, já que essa margem te protege de ganhar mais que perder.

Contras:

  • Necessidade de fazer um bom Valuation para determinar o preço justo;
  • Uso de “previsões” a cerca do futuro que podem estar equivocada, pois o futuro é incerto e totalmente mutável (quem esperava uma pandemia em junho de 2019?).

Preço não importa importa nos investimentos!

Prós:

  • Você não precisa tentar adivinhar o futuro;
  • Seu emocional e psicológico são menos utilizados e o seu racional se mantem mais tempo no controle das decisões.

Contras:

  • Você passará por períodos em que seus investimentos estarão no negativo;
  • Em momentos de mercado de alta, você terá retorno menor do que se tivesse investido mais no início, o que geralmente pode ser uma armadilha mental para o investidor.

Discutindo os dois pontos, podemos dizer que oficialmente não há a melhor estratégia para todos os casos.

Mas, é possível dividir os investidores em dois grupos:

  • Aqueles que possuem um grande valor acumulado e precisa investir de uma só vez.
  • E os que só podem investir um percentual dos ganhos mensais (salário, comissão e afins)

E dito isso, para cada grupo de investidores, existe sim uma recomendação da melhor filosofia a ser seguida. E mais, a mesma pessoa pode estar nos dois grupos em diferentes momentos da sua vida.

Por isso, analise em que momento da sua vida você está e, consequentemente, qual a filosofia você deve seguir naquela situação.

No vídeo abaixo, trago mais detalhes e a conclusão completa para você se decidir. AFINAL, PREÇO IMPORTA ou NÃO?

Indicação de leitura: PLANO DE GASTOS CONSCIENTE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ORÇAMENTOS.

Thiago Senna
Thiago Sennahttps://economiaempauta.com/author/thiagosenna
Engenheiro, bolsista em Corporate Financial Management – State University of New York, Especialista e Educador Financeiro, criador do Método ZI. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, já quebrou na Bolsa de Valores, aprendeu, recuperou tudo e hoje vive formando investidores de sucesso.

Na Wine, a consolidação do portfólio premium passa pelos vinhedos de Bordeaux

A vocação de Bordeaux para os vinhos é resultado de uma feliz combinação de fatores. Alguns naturais, outros antrópicos. A geografia, o clima e a formação geológica do solo naquela porção do...

Com S1NC, W1 coloca inteligência financeira no bolso dos brasileiros

Todos os anos, a W1, empresa especializada em consultoria financeira e assessoria de investimentos, promove o W1nners Awards, evento que celebra os grandes destaques desses segmentos no Brasil. A edição de 2025...

Equatorial (EQTL3) vende seu negócio de transmissão por até R$ 9,4 bilhões

A Equatorial (EQTL3) anunciou na última sexta-feira (4) que vendeu sua unidade de transmissão elétrica para a empresa canadense CDPQ. Essa transação pode valer até R$ 9,4 bilhões. De acordo com o que...

Reunião no BC tratou de mudanças no FGC, mas bancos saíram com lição de casa para Master

Instituições querem que o teto da captação garantida pelo fundo caia de 75% para 50%. Caso ultrapasse isso, pedem que a alíquota da contribuição adicional arcada pelo...

Premissa dos 4% ensina quanto acumular para viver de renda. Entenda o método

Estudo analisou diversas janelas possíveis para que o dinheiro não esgotasse em 30 anos e 4% foi a taxa que funcionou para o pior cenário Para quem...

Carro elétrico ou híbrido vale a pena? Um guia do que avaliar antes de comprar

Por um lado, o alto custo dos automóveis assusta. Por outro, há a promessa de uma considerável economia com combustível Os números da indústria automotiva mostram que...

ETFs de Bitcoin: vale a pena investir?

Quer investir em criptomoedas, mas ainda tem medo? Uma ótima alternativa pode ser apostar em ETFs de Bitcoin (BTC), pois eles oferecem exposição ao Bitcoin sem precisar comprar e armazenar a moeda...

Quem joga hoje (06/04)? Saiba os jogos, onde assistir e horários

Talleres x São Paulo / Foto: Getty Os grandes jogos do dia (6) incluem o clássico Manchester United x Manchester City pela Premier League e o duelo entre Roma e Juventus na Série...

Comprar na baixa e vender na alta: entenda essa expressão do mercado

Comprar na baixa e vender na alta / Imagem: Reprodução“Comprar na baixa e vender na alta” é um dos princípios mais conhecidos do mercado financeiro. A ideia parece simples: adquirir ativos quando...

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress