Preço Importa nos investimentos?

Qual a verdade entre os investidores sobre o fator preço?

Afinal, preço importa nos investimentos? Tenho certeza que você que pretende começar a investir ou você investidor experiente, já escutou frases do tipo: “nesse preço não compensa comprar” ou “nunca vi essa ação em um preço tão baixo”, entre outras.

Mas será que realmente o PREÇO é um fator tão crucial e importante na hora de investir? Hoje você sairá daqui com uma conclusão definitiva sobre PREÇO IMPORTA?

  • Existem sim investidores de grande sucesso que colocaram o preço como sua base principal de análise e obtiveram grande sucesso. O maior de todos é o famoso Warren Buffett.
  • Buffett ao longo de sua vida, utilizou o Value Investing para identificar ações cujo PREÇO estava abaixo do VALOR da Ação.
  • O próprio Buffett tem uma frase famosa em que ele diz: “Preço é o que você paga e Valor é o que você leva, e nem sempre eles são equivalentes no mercado”.

Isso deixa claro que o objetivo sempre foi olhar o preço com uma perspectiva de encontrar bons negócios a preços de banana.


Mas existem outros grandes investidores que não se utilizaram do Preço como uma abordagem principal e também obtiveram bons resultados, como o próprio Benjamin Graham autor do famoso livro O Investidor Inteligente. Nesse Clássico Graham comenta sobre em “repetir o aporte frequentemente em um mesmo investimento ao longo do tempo“.

Ao trazer essa frase, ele deixa claro que você pode repetir frequentemente o investimento, independente do preço atual.

Além de que, a própria Faculdade de Economia da Universidade de Yale já produziu estudos que mostram a vantagem de investir sempre independente do preço.

Com isso percebemos que não há uma clara definição de qual lado você deve seguir, mas vamos discutir alguns pontos contra e a favor de cada uma das abordagens:

Preço Importa nos investimentos?

Prós:

  • Olhando a performance histórica de alguns ativos, comprar uma ação em preços máximos, geralmente trouxe um resultado negativo, pois algumas vezes a ação nunca volta ao valor máximo;
  • Você utilizar o fator preço na sua análise, pode te dar uma Margem de Segurança para comprar ativos, já que essa margem te protege de ganhar mais que perder.

Contras:

  • Necessidade de fazer um bom Valuation para determinar o preço justo;
  • Uso de “previsões” a cerca do futuro que podem estar equivocada, pois o futuro é incerto e totalmente mutável (quem esperava uma pandemia em junho de 2019?).

Preço não importa importa nos investimentos!

Prós:

  • Você não precisa tentar adivinhar o futuro;
  • Seu emocional e psicológico são menos utilizados e o seu racional se mantem mais tempo no controle das decisões.

Contras:

  • Você passará por períodos em que seus investimentos estarão no negativo;
  • Em momentos de mercado de alta, você terá retorno menor do que se tivesse investido mais no início, o que geralmente pode ser uma armadilha mental para o investidor.

Discutindo os dois pontos, podemos dizer que oficialmente não há a melhor estratégia para todos os casos.

Mas, é possível dividir os investidores em dois grupos:

  • Aqueles que possuem um grande valor acumulado e precisa investir de uma só vez.
  • E os que só podem investir um percentual dos ganhos mensais (salário, comissão e afins)

E dito isso, para cada grupo de investidores, existe sim uma recomendação da melhor filosofia a ser seguida. E mais, a mesma pessoa pode estar nos dois grupos em diferentes momentos da sua vida.

Por isso, analise em que momento da sua vida você está e, consequentemente, qual a filosofia você deve seguir naquela situação.

No vídeo abaixo, trago mais detalhes e a conclusão completa para você se decidir. AFINAL, PREÇO IMPORTA ou NÃO?

Indicação de leitura: PLANO DE GASTOS CONSCIENTE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ORÇAMENTOS.

Thiago Senna
Thiago Sennahttps://economiaempauta.com/author/thiagosenna
Engenheiro, bolsista em Corporate Financial Management – State University of New York, Especialista e Educador Financeiro, criador do Método ZI. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, já quebrou na Bolsa de Valores, aprendeu, recuperou tudo e hoje vive formando investidores de sucesso.

Micro-ondas de embutir da Electrolux com 25% de desconto: vale a pena? Confira

Se você está em busca de um micro-ondas que combine praticidade e estilo, o Micro-ondas Embutir Electrolux Digital ME3EP é uma escolha que promete transformar sua cozinha! Com um preço de R$ 1.399,00 na Amazon, este...

Calendário econômico da semana: prévia da inflação e PIB brasileiro marcam agenda; veja o que acompanhar

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (26) a sexta-feira (30), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho. A segunda-feira (26) começa com foco no mercado...

Dividendos da semana: Engie (EGIE3), Taesa (TAEE11) e mais empresas pagam proventos a acionistas

A partir de amanhã (26), diversas empresas distribuem pagamentos de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) a seus acionistas. Entre as principais pagadoras de dividendos da semana estão Engie (EGIE3), Equatorial (EQTL3),...

7 erros comuns ao comprar um imóvel na planta: aprenda a não cair em ciladas

Comprar um imóvel é uma decisão complexa e, muitas vezes, representa o maior investimento da vida de uma família. Nos últimos anos, tornou-se comum que construtoras ofereçam unidades na planta, garantindo antecipadamente...

Como declarar imóveis no IR 2025: guia completo para compra, venda e financiamento

A declaração anual do Imposto de Renda (IR) deve ser entregue até o fim deste mês, no dia 30, às 23h59. Os contribuintes obrigados a enviar a documentação são todos aqueles que,...

Declaração de pensão alimentícia no IR 2025: veja como preencher e quem pode deduzir

Os dias estão contados para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025. Até o momento, 29,7 milhões de contribuintes já acertaram suas contas, mas ainda há quem precise enviar as...

Kichute: que fim levou o calçado que marcou a infância dos anos 1970

Quem cresceu entre as décadas de 1970 e 1980 certamente tem uma lembrança marcada por um calçado preto, com solado de borracha cheio de cravos, feito para correr, chutar e, principalmente, resistir....

Pesquisa da XP com assessores aponta maior apetite ao risco, mas a alocação não muda

Na pesquisa de maio feita com assessores ligados à XP, se observa uma melhora no apetite ao risco e no sentimento em relação às ações pelos investidores, mas isso não se converteu...

Inflação deveria estar sendo combatida com mais vigor no Brasil, diz economista

A hegemonia dos Estados Unidos como destino quase exclusivo do capital global começa a ser colocada em xeque por gestores diante da nova ordem geopolítica e do aumento explosivo da dívida americana....

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress