4 conselhos para quem deseja abrir um negócio digital
Reparou como nos dias de hoje a digitalização dita as regras dos negócios. Vivemos na era dos aplicativos, em que a maioria dos serviços e produtos estão ao alcance de um clique no mouse ou no smartphone.
A transformação digital chegou como um tsunami. Pagar boletos, pedir comida em um restaurante, fazer compras, tudo isso pode ser feito por meio da tecnologia.
Os gestores mais antenados há tempos perceberam a força da internet e já migraram para “o lado digital da força”. Eles sabem que quem quer se manter vivo no mercado atual tem que digitalizar.
Isso vale também para os empreendedores iniciantes. Quem pretende abrir um negócio, já deve imaginá-lo no contexto digital.
Atualmente não faltam opções e ferramentas para quem abrir as portas do mercado investindo em um negócio próprio.
Se você está atrás de algumas dicas, confira algumas ideias de pequenos negócios lucrativos que você pode testar nos tópicos abaixo.
1 – Venda de infoprodutos
Hoje em dia vários assuntos são pesquisados usando a internet. E a web é o oráculo do século XXI.
Quer saber como formatar o seu notebook? Como cultivar um bonsai? Quem sabe algumas dicas de culinária? Essas e muitas outras respostas podem ser obtidas com uma rápida olhadinha no Google.
Nesse contexto é que os infoprodutos se tornam uma alternativa lucrativa de negócio digital, pois a lógica é simples: se você tem um bom conhecimento acerca de um assunto, você pode vendê-lo.
Então o conselho deste tópico é: informação, na era da internet, é artigo valioso.
Sendo assim, os infoprodutos nada mais são do que a junção de “informação” mais “produtos”, ou seja, materiais que as pessoas compram para obter algum tipo de conhecimento.
Portanto, se você sabe tocar bem um instrumento musical, ou domina técnicas de artesanato ou possui algum outro conhecimento útil para o dia a dia, então você pode vendê-lo na forma de infoprodutos. Os formatos mais comuns são:
- E-books (os famosos livros digitais)
- Audiobooks
- Podcasts
- Vídeoaulas
Além disso, cursos online são um terreno fértil para quem quer investir na venda de infoprodutos. Inclusive, existem plataformas específicas para viabilizar tais iniciativas. Um exemplo disso é a Hotmart.
2 – Gestão de redes sociais
Investir em presença digital é o que vai definir a sobrevivência de qualquer empreendimento no atual mercado, seja um pequeno negócio ou uma grande companhia.
A empresa que não é vista na internet simplesmente está longe do radar dos consumidores. E nesse teatro de disputa pela atenção do público, as redes sociais são recursos poderosos.
De uma forma geral, os consumidores utilizam as redes para acompanhar notícias, interagir com conhecidos, rir de memes e até pesquisar por produtos. Por isso as empresas devem olhar com carinho para elas.
Sabendo disso, essa é a hora em que um gestor de redes sociais entra em cena para salvar o dia. Alguns empreendimentos contam com equipes enxutas e a atuação de freelancers para gerenciar determinadas tarefas – incluindo as redes sociais – se torna muito bem-vinda.
O bom profissional que atua como gestor deve contar com uma boa capacidade de comunicação. Lidar com questionamentos feitos pelos clientes – e até mesmo enfrentar a irritação de alguns – pode ser parte do ofício.
Dominar técnicas de copywriting e textos persuasivos também ajuda muito. Além do mais, não custa nada saber como usar as ferramentas de analytics de redes sociais.
Com isso, o conselho desse assunto é: lembre-se que dados coletados de redes sociais são determinantes para as empresas traçarem planos e metas de Marketing Digital.
Para encontrar clientes, tenha um perfil ativo nas redes. Não esqueça também de criar para você um site de portfólio mostrando as suas campanhas, pois esse site será a sua vitrine online.
3 – Invista no comércio online
O e-commerce veio engatinhando e ganhando força aos poucos. Com o avanço do Coronavírus em 2019, ele se tornou a solução para muitos empreendimentos não sucumbirem diante do isolamento social.
Razões para isso não faltam, pois uma loja online apresenta várias vantagens, como, por exemplo:
- Vender a qualquer hora
- O cliente pode efetuar compras sem sair de casa
- A distância não é um problema
- O e-commerce tem um custo baixo de operação
- Possibilidade de monitorar resultados e desempenho
- Recursos que protegem dados dos clientes
Diante disso, quem quer iniciar o investimento na criação de uma loja online não vai necessitar abrir demais a carteira, pois os gastos não são exorbitantes.
Alguns dos recursos necessários para dar o pontapé inicial no empreendimento é contar com uma boa plataforma de e-commerce (Shopify e até o WordPress estão aí para isso).
Também é bom lembrar que investir em um registro de domínio e um serviço de hospedagem de sites. Além disso, é bom caprichar no visual do e-commerce sempre pensando em proporcionar uma boa experiência de usuário.
Com base nisso, o conselho aqui é: a boa experiência de usuário em se tratando de vendas e negócios digitais significa assegurar um atendimento de qualidade.
4 – Invista na produção de streaming
Não há dúvidas de que o consumo de conteúdos em canais digitais está em alta. Desse modo, produzir materiais destinados para esses canais é um caminho bastante interessante. E conteúdos para isso não faltam!
Nesse caso, é possível elaborar conteúdo que vão desde games até mesmo reviews de produtos. Caso você atue no segmento das vendas online, por exemplo, é possível aliar os benefícios do streaming com a sua estratégia.
Lembre-se que hoje em dia vários consumidores procuram por vídeos com resenhas de produtos antes de comprá-los.
A partir daí, produzir e transmitir vídeos mostrando aspectos sobre os seus itens pode auxiliar a conquistar mais clientes, aumentando de forma significativa a sua taxa de conversão.
Também é interessante lembrar que elaborar streamings pode consolidar a sua autoridade na internet. Isso pode ser bastante interessante em termos de carreira.
Hoje em dia, vale salientar que plataformas como Youtube, Facebook, Instagram e Twitch recebem um tráfego considerável de usuários.
Por essa razão, o conselho aqui é: conheça muito bem o seu público e invista no formato mais adequado para gerar engajamento e assim aumentar a sua audiência de forma orgânica.
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Conclusão
Como você pôde ver, os caminhos que permitem abrir um negócio digital são vários. Pode ser um comércio online, um blog para vender infoprodutos ou atuando como redator freelancer, pois todos esses empreendimentos podem ser iniciativas bem sucedidas.
Para isso, existem ferramentas digitais que auxiliam a gestão desses negócios, basta saber utilizá-las e manter o foco na satisfação dos seus clientes.
Portanto, no atual contexto, em que a internet dá as cartas, abrir um negócio digital é um dos melhores conselhos.