in

Será que ainda vale a pena comprar imóveis?

fundos imobiliários: Será que ainda vale a pena comprar imóveis?

Conheça o funcionamento dos fundos imobiliários e saiba qual tipo de investimento oferece os maiores retornos

Talvez a compra de imóveis seja uma das formas mais antigas de investimento. Como um bem físico e que, além de um investimento, pode servir como moradia, atraiu grande parte dos investidores mais antigos. 

As partes mais atraentes são a alta possibilidade de valorização, baixa volatilidade e a utilidade do imóvel. Além disso, os proprietários conseguem alugar o local, proporcionando uma rentabilidade mensal e diminuindo o prazo de retorno do investimento inicial. 

Como nem tudo são flores, existem alguns riscos que os investidores do ramo imobiliário podem sofrer. Existe a possibilidade de existirem custos adicionais que aumentem o tempo de payback, baixa valorização da região em que o imóvel se encontra, exposição a desastres naturais, etc.

Podemos afirmar que os riscos da propriedade de imóveis são os mesmos de possuir uma empresa. O dono fica exposto às variações de mercado, aumento dos custos e diversos outros fatores. Como forma de diluir esse risco e permitir a entrada de sócios que somente invistam e não necessariamente participem ativamente da gestão, foram criadas as ações. Os investidores compram uma pequena parte da empresa e em troca recebem parte dos lucros, além de um retorno sobre a venda caso os preços subam. 

O mesmo ocorre com imóveis. Através dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), os investidores podem possuir uma pequena parte de um prédio, galpão ou algum índice relacionado ao setor imobiliário, sem que necessariamente precise arcar com todos os impasses administrativos. A cota desse FII permite que ele receba aluguéis e lucre com uma possível venda. 

Outra vantagem evidente é que o custo inicial e as barreiras de entrada são consideravelmente menores. Para comprar uma propriedade, é necessário o aporte de centenas de milhares de reais, enquanto é possível encontrar cotas de FIIs por menos de 20 reais. Outro fator importante é que sua propriedade será administrada por uma grande equipe de especialistas, reduzindo os riscos de prejuízo e aumentando a rentabilidade.

Imóveis Vs. FIIs

Como citado anteriormente, uma das principais vantagens é, sem dúvida, o baixo custo inicial. Existem duas possibilidades para a compra de um imóvel: juntar a quantia total do investimento, que frequentemente ultrapassa as centenas de milhares de reais; ou realizar um financiamento que pode demorar décadas para ser quitado, além das taxas inerentes a esse tipo de empréstimo.

Devemos imaginá-los como um condomínio, em que os proprietários terceirizam a administração da estrutura, funcionários e outros custos para um terceiro, em troca de uma taxa mensal. Nos fundos imobiliários, é chamada de taxa de administração e é paga para que uma equipe altamente especializada realize a gestão daqueles ativos.

Afinal, os fundos imobiliários são realmente interessantes?

A minha resposta para essa pergunta é: categoricamente, sim! Em 2021, o IFIX, um índice que reúne as taxas de retorno dos principais fundos imobiliários, registrou que mais de 90% dos fundos listados na bolsa de valores apresentaram um retorno maior do que a rentabilidade média obtida com aluguéis.

Alugando o imóvel para um terceiro, o retorno médio é de 0,3% a 1% ao mês. Segundo o índice FipeZap, no ano passado o retorno médio dos aluguéis de imóveis foi de 4,66% ao ano. Se compararmos com os fundos integrantes do IFIX, esse rendimento varia de 4,70% a 18,9%. Abaixo, selecionei alguns dos fundos com maior taxa de retorno em 2021:

  • URCA PRIME RENDA FII – URPR11
  • DEVANT RECEBÍVEISIMOBILIÁRIOS FII –DEVA11
  • KINEA RENDIMENTOSIMOBILIÁRIOS FII – KNCR11
  • VALORA RE III FII – VGIR11
  • KINEA SECURITIES FII – KNSC11
  • SANTANDER PAPÉISIMOBILIÁRIOS CDI FII –SADI11
  • RIZA ARCTIUM REALESTATE FII – ARCT11
  • HECTARE CE FII – HCTR11
  • XP CRÉDITOIMOBILIÁRIO FII – XPCI11
  • CSHG PRIME OFFICES FII– HGPO11

Conheça o colunista!

Written by Everton Medeiros

📊 Assessor de Investimentos
📚 Especialista em Mercado Financeiro
💼 @valorinvestimentos / @xpinvestimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

investidores

A 'Mãe Dináh' não previu a própria morte!

ABERTURA DE MERCADO