Os últimos anos têm sido agitados para as novas tecnologias. Com a ascensão do big data, o progresso na computação quântica e a democratização da inteligência artificial, a tecnologia está no centro das nossas atividades diárias. A blockchain e a inteligência artificial estão entre as tecnologias mais promissoras do ano. Isso é o que diz as mais recentes notícias partilhadas no cryptotoday.org, um site que deve conhecer se quer estar a par de tudo que se passa no universo crypto.
Mesmo que o seu funcionamento seja diferente e as suas utilizações também até agora, podem cruzar-se para oferecer soluções interessantes. É uma alavanca de inovação bem compreendida por alguns especialistas que lançam projetos baseados em ambos. Estes projetos dizem respeito a vários setores, como o financeiro, a saúde e a gestão de dados. Sem demoras, aqui ficam alguns projetos e iniciativas que combinam as duas tecnologias:
Segurança e transparência dos dados de inteligência artificial
As oportunidades da inteligência artificial são inúmeras, mas também traz consigo a sua quota-parte de desafios. Uma das maiores diz respeito à segurança na recolha e armazenamento de dados. Por vezes, esses dados são confidenciais. Graças à estrutura descentralizada do blockchain, cada vez mais empresas o adotam para garantir a transparência e a proteção dos dados. Um exemplo de um projeto é o Ocean Protocol, que permite às empresas partilhar, vender ou comprar dados em segurança. A plataforma pode também ser utilizada por particulares.
Inteligência artificial para investir em criptomoedas
Outra coisa que diz respeito tanto à blockchain como à inteligência artificial é o investimento. Percebemos desde o início que o investimento no mercado das criptomoedas é muito volátil. A inteligência artificial fornece ferramentas e novas abordagens para minimizar os riscos e tirar o máximo partido dos investimentos. Algumas IA são capazes de prever quais as criptomoedas que irão explodir e, embora as estimativas nem sempre sejam precisas, a eficácia é cada vez mais impressionante. Com sofisticados algoritmos de inteligência artificial, os investidores estão a mudar a forma como analisam e gerem as suas carteiras.
Descentralização do poder computacional
Para operar a inteligência artificial, é necessário um enorme poder de computação. E esse poder está, na maioria das vezes, concentrado nas grandes empresas tecnológicas. Existem novos projetos de blockchain como o Golem por exemplo que procuram descentralizar este poder. Qualquer pessoa poderia então alugar ou explorar recursos computacionais que não estão a ser utilizados. Estes projetos proporcionam uma alternativa mais barata e acessível para pessoas ou empresas que gostariam de executar modelos de inteligência artificial mais complexos. Este é um grande avanço para o setor tecnológico e para as startups que nem sempre têm meios para beneficiar deste serviço.
A revolução dos dados médicos na saúde
Um dos maiores desafios da medicina atual é a gestão de dados médicos. Milhares de laboratórios, seguradoras e hospitais lidam com dados sensíveis todos os dias e a sua segurança é um grande problema. Graças ao blockchain, estes dados podem ser armazenados de forma diferente num formato descentralizado. Ao nível da inteligência artificial, pode ser utilizada para extrair esses dados e fornecer análises sobre diversas coisas.
Por exemplo, ao cruzar dados de pacientes com bases globais de informação médica, a IA pode prever patologias antes que estas se manifestem. As start-ups já lançaram projetos de deteção de anomalias de IA e estão a tornar-se cada vez mais eficazes. Os tratamentos personalizados também podem ser gerados por inteligência artificial. Na verdade, os médicos podem criar protocolos adaptados a cada indivíduo, utilizando a IA. O blockchain garante a confidencialidade dos dados nestes projetos.
Mercados financeiros mais fiáveis e inteligentes
O setor financeiro foi um dos primeiros a beneficiar da convergência entre a inteligência artificial e a blockchain. Com milhares de milhões de transações a ocorrerem todos os dias, o setor financeiro necessita de sistemas seguros, rápidos e transparentes. Existem novos processos de segurança que ajudam as empresas a combater a fraude. Estes processos são muitas vezes simplificados usando blockchain porque armazena informação de forma segura. Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada para detetar comportamentos suspeitos e prevenir fraudes.
Um último ponto a referir no sector financeiro é o financiamento descentralizado. A inteligência artificial é capaz de otimizar o retorno dos utilizadores, selecionando os melhores pools de liquidez. Também pode realizar estratégias de arbitragem complexas em vários blockchains ao mesmo tempo. Os especialistas vêem as finanças descentralizadas como um pilar do sistema económico global.
Palavras finais
A convergência entre blockchain e inteligência artificial está a moldar o futuro das tecnologias emergentes, trazendo soluções inovadoras para desafios em áreas como segurança de dados, saúde, finanças e computação. A descentralização e a transparência oferecidas pelo blockchain, aliadas ao poder analítico e preditivo da inteligência artificial, criam novas oportunidades para tornar os sistemas mais eficientes, seguros e acessíveis.
Este encontro entre as duas tecnologias não apenas revoluciona setores tradicionais, mas também abre caminho para novos modelos de negócios e serviços, com potencial para impactar significativamente a sociedade.