in

Primeiro arrume a sua cama!

Você tem uma importante missão todo mês de organizar o seu orçamento. Saber quanto é a tua receita e o quanto você tem de despesas.

Parece o conselho mais simples, parece o conselho mais antigo, mas antes de fazer qualquer coisa no seu dia: comece arrumando a sua cama. Além de você criar um hábito simples e importantecom isso, será uma das melhores sensações que você vai ter. Não tem nada como poder chegar em casa, ao final do dia, e ter a cama arrumada, te esperando para dormir e descansar do dia puxado que teve.

Isso também te faz criar um hábito inicial diário e saudável. Criar um hábito de organização, pode ser chato e sem sentido no começo mas, após você ver a sua recompensa diária, perceberá o quanto ele é importante e você vai procurar ampliar esse mesmo hábito para outras partes da sua casa. Uma louça lavada, uma toalha estendidano banheiro, as almofadas no sofá organizados. Ou tem alguém aqui que não curte ter o cheiro de casa limpa e organizada após um dia de visita da sua diarista?

Assim também é com suas finanças.Você tem uma importante missão todo mês de organizar o seu orçamento. Saber quanto é a tua receita e o quanto você tem de despesas. Após feito isso, você verá quão prazeroso e possível é viver com as finanças organizadas.

Após organizar sua cama você começará a perceber se o lençol está sujo, se o edredom precisa ser trocado, se você precisa de um travesseiro novo… Isso também virá com a organização do seu orçamento mensal. Preciso de mais receita ou diminuir meus gastos? Onde será que está o problema das minhas finanças? Agora que tenho tudo organizado,o que posso fazer, uma reserva de emergência? De Oportunidade? Começar meus investimentos.

A primeira etapa precisa ser feita. E precisa ser naquilo que você visita todos os dias, que são as suas finanças, assim como é com a sua cama.

Leia mais artigos no Blog do autor…

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O barulho dos Inocentes

Reeleição, um mal a ser extirpado