in

Por que todos nos desejam sucesso?

Sucesso

Por que todos nos desejam sucesso?

Hoje, 10/5, é dia de meu aniversário e, depois que cresci e comecei a trabalhar, o principal desejo que as pessoas me mandam é sucesso. Durante a minha infância e adolescência esse desejo nunca apareceu (normalmente o top 1 era saúde, seguido por juízo), mas depois de adulto, e ainda com o advento do LinkedIn, o sucesso escalonou a um nível especial. Nenhum desejo chega perto do desejo de sucesso. 

Por muitos anos me senti desconfortável com esse rogo dos colegas e amigos, e não entendia direito o por quê. Logo deixava de lado a dúvida para focar nos meus estudos, virar a noite no trabalho (lá na região da Paulista e Barra funda, quando no Citibank, e na Berrini quando na Whirlpool), e, quando tinha espaços na agenda, para ir na academia ou sair correndo desesperadamente pelo Parque do Povo, na região da velha (nova) Faria Lima. Sem contar obviamente nas dietas a que submetia meu corpo: Dukan, jejum intermitente, Dukan, Shake, jejum intermitente, dukan etc. Eram tempos que não estava interessado em entender o que era sucesso, pois precisava entregá-lo aqueles que me desejavam.

Passados anos e depois de ter fracassado em todas as frentes, resolvi entender o que era esse tal de sucesso que tanto entreguei. E, para entender, nada melhor do que analisar a palavra pura e simples. Ao analisá-la etimologicamente, descobri que sucesso tem sua origem no latim sucedere. Dela, se derivaram em português o verbo suceder, e dois substantivos: Sucessão e Sucesso. Quebrou-se em dois substantivos talvez por necessitar de um substantivo masculino (sucesso), sei lá. O fato é que ambos mais ou menos dizem o mesmo, conforme a seguir:

Sucesso (Substativo Masculino): aquilo que sucede; acontecimento, fato, ocorrência.

Sucessão (substantivo Feminino): ato ou efeito de suceder-se; sucedimento.

Há uma pequena distinção de aplicabilidade no vernáculo, mas para efeito de meu entendimento isso foi fundamental. Ao compreender o que é sucesso, em sua raiz, pude me reconciliar com esse desejo intensamente recebido num dia como hoje, afinal, se me desejam sucesso, segundo a palavra, significa que me desejam que eu compreenda a realidade da vida. Que eu compreenda que para todo nascimento há uma morte, e para toda morte uma reintegração. Que eu compreenda que a vida é um ciclo, onde os momentos de expansão são seguidos de retração (e vice versa). Que eu compreenda que no caminho haverá tropeços e nenhum crescimento é linear. Que eu compreenda que sentimentos ruins são tão humanos como os bons e onde falhar é humano. E que eu compreenda a realidade dos fatos, e, ao me preparar para eles, com coragem e entrega, eu seja bem sucedido. Ou tenha sucesso. Tanto faz, pois no fundo dá no mesmo.

Leia mais artigos no BLOG do autor…

Written by Torquato Santos

Como adminstrador e financista com mais de 15 anos de experiência na área financeira e de planejamento, encontrei na assessoria financeira a oportunidade de reinventar minha carreira influenciando o modo como as pessoas e empresas investem.

Pelo ensino genuíno sobre o processo decisório das pessoas, busco mostrar e acompanhar pessoas e empresas em um caminho relativamente novo no Brasil, que é o Mercado de Capitais.

Vamos juntos criar novos horizontes de valor para você, sua familia e sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABERTURA DE MERCADO – 10/05/2022

Planejamento de Viagens