in

Pensamentos Destilados

Working process startup. Businessman working at the wood table with new finance project. Modern notebook on table. Pen holding hand

Estamos no Brasil, venhamos e convenhamos, não é nem nunca foi trivial investir em renda variável, renda fixa, câmbio e imóveis. Já atravessamos muitas crises, algumas foram muito duras, outras nem tanto. Alguns investidores até ficaram pelo caminho, mas o nosso radar tem que estar sempre em alerta, porque, quando menos se espera, ela aparece. E nesses últimos anos foram muitas crises. Vamos relembrar: Plano Cruzado, Plano Collor, Crise do México, Crise da Ásia, Crise da Rússia, desvalorização cambial, Subprime, impeachment, Joesley Day, fura teto, crise fiscal — provavelmente devo ter me esquecido de alguma.

De tempos em tempos, encaramos alguma crise externa, mas aqui, no local, parece que tem sempre uma crise virando a esquina. Claro que esses eventos impõem um nível de concentração e atenção redobradas a qualquer investidor; não há espaço para vacilos. Porque, não importa qual seja o tipo de investimento, o foco e o comprometimento com a estratégia adotada, seja ela pensando no curto prazo ou longo prazo, será determinante para você cruzar as tempestades. Porque nunca estaremos sempre 100% preparados para atravessar com tranquilidade as crises que aparecem.

Entretanto, as crises também trazem algumas oportunidades, pois, nos momentos mais extremos, investidores sem preparo e estômago para suportar a forte tempestade costumam se desfazer de ativos, não importando o nível de preço. E não são poucos esses tipos de investidores. Todavia, se o investidor estiver preparado, comprometido e com foco, encontrará muitas oportunidades de investimentos, que poderão ser cruciais para que ele saia da tempestade muito mais rápido e com grande chance de ficar totalmente ileso à crise. Nessa hora é que se torna importante destilar seus pensamentos, não levando em consideração ruídos e emoções. Colocar seu lado racional para encarar decisões que, em um primeiro momento, podem parecer ariscadas, mas a frieza da decisão pode significar um passo importante para você superar a crise e, provavelmente, sair muito melhor da crise do que entrou.

Na verdade, sem crises, não há desafios; sem desafios, a vida seria só uma rotina. As crises estão aí para que nós as superemos com criatividade, intensidade, determinação e, como eu disse anteriormente — com “Pensamentos destilados” —, despojados de ruídos e emoções.

Written by Mario Tomadon

📊 Operador e Investidor desde 1986
📈 Gestor de fundos por 11 anos
🏻 Ex Diretor da Merrill Lynch
📜 Economista, CGA & AAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Investidor Individual crescendo na bolsa

5 passos para organizar as finanças e começar a investir