in

Os investimentos mais rentáveis em 2022

Os analistas Guilherme Tiglia e Gabriel Lima, da série Nord Dividendos, e Victor Bueno, da série Nord 10X, elaboraram uma análise sobre o desempenho do Ibovespa frente a outras alternativas de investimento em 2022.

Seguem os principais highlights:

1. No início do ano, observamos uma alta entrada de recursos estrangeiros, o que impactou positivamente alguns papéis, em especial aqueles com maior liquidez. Para se ter uma ideia, o saldo dos investidores estrangeiros em 2022 está próximo ao saldo de 2021 (87 bilhões de reais aproximadamente até agora, contra 102 bilhões de reais no ano passado). Somado a isso, o Índice Bovespa tem alta exposição a commodities e, com as restrições de oferta impostas pela guerra na Ucrânia, também acabamos tendo uma valorização —  apesar de toda a situação trágica, o Brasil acaba se beneficiando deste cenário.

2. Por outro lado, um dos motivos pelos quais as Bolsas lá fora não estão performando bem é o medo dos investidores em relação à alta de juros, especialmente nos EUA. Como já passamos por um aumento de juros relevante aqui, no Brasil, desde o ano passado, acabamos ficando mais protegidos em relação a esse tema, pois nosso diferencial de juros está alto em relação à média global.

3. E tem mais. Com CDI elevado, o investimento em renda fixa vai ficando cada vez mais atrativo para os investidores e também chama a atenção para a entrada de recurso externo. Com o maior fluxo de capital gringo, o real vai se valorizando e o dólar vai perdendo força. Em linhas gerais, juros e escalada de commodities vêm atraindo os estrangeiros e colocando pressão sobre o dólar.

4. A inflação também já era algo que estava pegando, e o aumento de custos fica cada vez mais presente como um ponto de atenção. A consequência disso é que os juros devem continuar em um movimento de ascensão, tanto aqui quanto lá fora.

Considerações finais: É claro que não é só sair investindo em qualquer coisa, sempre avalie as alocações que te deixam mais confortável em cada tipo de estratégia. E quando o assunto é Bolsa, o importante é fazer uma análise caso a caso.

Um bom ponto de partida são as carteiras recomendadas pelos nossos analistas e, sempre que possível, e você também pode acompanhar o nosso Telegram para saber as notícias que movimentam o mercado financeiro.

Leia mais artigos no blog do autor…

Written by Nord Research

A Nord é uma casa de análise de investimentos totalmente focada no pequeno investidor. Nós acreditamos que você pode investir seu patrimônio com a mesma sofisticação e rentabilidade que apenas os melhores gestores profissionais alcançam! Basta ter a informação correta e recomendações práticas de investimento isentas de conflitos de interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Episodio 9 – A chegada de Keynes, o peso pesado

Ter seus objetivos definidos te ajudam a chegar mais rápido !