in

Oportunidade de investimento em ações

Oportunidade de investimento em ações

Antes de começarmos, gostaria de mencionar que este texto não é uma recomendação de compra ou venda e muito menos uma sugestão de operação Long & Short. A ideia aqui é trazer alguns pontos de fatos e eventos que estamos observando que podem contribuir para as suas tomadas de decisão nos investimentos.

Neste ano, o desempenho do índice Ibovespa (IBOV) superior ao Índice de SmallCaps (SMLL) é algo bastante incomum, porém as explicações ficaram claras dentro do cenário macroeconômico, a guerra entre Rússia e Ucrânia impactou fortemente a cotação das commodities e o índice Ibovespa, quase 27% é composto por ações de Vale e Petrobrás, além disso muitas empresas que fazem parte do índice estão bastante descontadas neste momento, pagaram excelentes resultados em 2021 e várias delas pagaram excelentes dividendos. Para completar este cenário macro, temos a queda do dólar que já ultrapassa os 19%, tornando o investimento de estrangeiros na bolsa brasileira ainda mais atrativo.

Do ponto de vista de Vale e de Petrobrás, a queda do dólar tende a impactar negativamente a receita, pois as commodities são cotadas em dólar e ao nosso ver, neste momento não há um driver claro de crescimento que indica que a demanda por petróleo e minério de ferro deverá aumentar mais ainda ao ponto de compensar a queda da moeda norte-americana, portanto posso afirmar aqui que existe um cenário provável de se realizar onde Vale e Petrobrás apresentarão queda de receita neste semestre, dando a possibilidade do mercado penalizar a cotação das empresas pela fraca entrega e consequentemente afetando o desempenho do índice Ibovespa.

No lado do índice SMLL, temos um maior número de empresas no índice e uma melhor distribuição de participação entre elas, nenhuma das 136 empresas possui participação igual ao superior a 3%. Além disse temos uma grande variedade de empresas, expostas aos mais variados segmentos, com características diferentes. Tal diversificação, tende a garantir, na maior parte do tempo, desempenho superior ao IBOV.

Tanto no índice Ibovespa, como no SmallCaps, estamos acompanhando empresas que possuem grande potencial de valorização, seja por estarem descontadas ou pelo potencial que possuem para entregar resultados no futuro, acreditamos que o processo de stock picking fará a diferença na construção de patrimônio. Portanto, recomendamos que você monte uma carteira de ações diversificada com ações de empresa que você analisou e possuem um potencial de valorização atrativo.

Caso você queira investir em ações e precise de ajuda convidamos você a conhecer a S&B Research. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco no direct do Instagram @sb.research.

https://sbresearch.com.br/

Leia outros artigos no blog do autor…

Written by S&B Research

Somos uma consultoria de research independente que fornece estratégias de investimento para todos os perfis de investidores visando contribuir para o crescimento do patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arezzo (ARZZ3): espere para ir às compras

Skin In The Game #05 – Felipe Guerra | O momento exige cautela