A renda passiva não só pode fornecer flexibilidade e um colchão financeiro para se preparar para as incertezas do dia a dia, como também pode ajudá-lo a construir um portfólio de aposentadoria.
Você já pode ter ouvido o termo renda passiva antes e se perguntou: “Será que eu consigo fazer isso?”
Vamos lá, para conseguir atingir uma vida financeira confortável é necessário planejamento e pensamento a longo prazo. Não adianta ganhar dinheiro se ele durar apenas 1 semana. Você precisa de uma renda que te sustente e te dê liberdade.
Isso pode significar ser promovido no trabalho ou para os empreendedores aumentar o lucro da empresa para ter mais renda, ou pode significar ainda descobrir maneiras adicionais ou alternativas de ganhar dinheiro.
Mas enfim, o que é renda passiva?
A renda passiva é o dinheiro que você ganha e que requer pouco ou nenhum esforço de sua parte. Você pode estar se perguntando: Ganhar dinheiro dormindo? Sim, isso é isso mesmo!
Vamos a alguns exemplos:
- Quando você recebe dinheiro do aluguel de inquilinos;
- Royalties da música que você criou;
- Adsense de vídeos no YouTube;
- Dividendos
Se você recebe alguma dessas rendas, parabéns!
Por que você deve construir uma renda passiva?
Difícil encontrar alguém que não queira ter uma renda extra…
No entanto, encontrar uma maneira de construir uma renda passiva requer criatividade, paciência e até um pouco de sorte. Ganhar essa renda não apenas fornece um colchão financeiro extra, protegendo você dos altos e baixos da vida, mas também o ajuda a construir resiliência. Isso te torna mais forte.
Você pode ficar rico com uma renda passiva?
Geralmente, não. No entanto, como a fábula de Esopo, A Lebre e a Tartaruga, o lento, mas tenaz, ganha a corrida. A corrida entre a renda ativa e a renda passiva se assemelha a fábula de Esopo. Fluxos de renda constantes, mensais ou regulares, podem certamente aumentar a longo prazo.
Por exemplo, 300 reais extras por mês tornam-se 3.600 reais por ano, que ao longo de 5 anos tornam-se 18.000 reais ou mais se o dinheiro for investido. Nada mal em?
Tipos de renda passiva
Rendas imobiliárias
Aluguel de propriedade
Comprar ou construir um imóvel e cobrar o aluguel mensal dos inquilinos costuma ser visto como a definição clássica de renda passiva. Essa é uma modalidade muito conhecida pelo brasileiro e muitas pessoas fizeram fortunas e continuam tendo um fluxo de renda substancial apenas de aluguéis.
Fundo de investimento imobiliário (FIIs)
Se a burocracia em torno de administrar inquilinos não é sua praia, existe uma estratégia mais simples para colher os benefícios de possuir um imóvel – possuir cotas de um fundo de investimento imobiliário (FII).
O FII é um fundo que possui um portfólio de imóveis comerciais, incluindo edifícios de escritórios, espaços de varejo, apartamentos, galpões logísticos, hotéis, ou recebíveis imobiliários.
As cotas de um fundo imobiliário não exclusivo podem ser compradas por meio de uma conta de corretora, e você pode colher os frutos do mercado imobiliário sem as dores de cabeça de ser um proprietário.
Você pode contar com a experiência de um gestor profissional para selecionar os ativos no portfólio. Quando o FII tem um bom desempenho, você ganha renda em forma de rendimentos – de forma passiva.
Investindo
A maioria das pessoas não pensa em investir como uma forma de renda passiva, mas sim essa é uma das formas de se obter essa renda
Para potencializar o montante de renda passiva, sugiro que você comece a investir cedo, lembre da fábula da Lebre e a Tartaruga, você já sabe qual a renda que vai ganhar a corrida, ela só precisa de tempo. Também nunca é cedo demais para entrar em contato com um consultor financeiro para obter ajuda em como estruturar um bom plano de investimentos.
Embora os rendimentos provavelmente permaneçam na corretora para serem reinvestidos (você não vai sacá-lo regularmente para gastá-lo em coisas como férias ou outros gastos do dia a dia), tenha certeza de que sua renda está crescendo de forma silenciosa, segura e passivamente.
Redes Sociais
Existem inúmeras oportunidades de aproveitar as redes sociais para gerar receita de forma passiva.
E não, você não precisa se tornar um influenciador do Instagram para ganhar dinheiro com essas plataformas.
Você tem possibilidades, quer seja através da venda de produtos ou serviços, marketing de afiliados ou anúncios.
Não se engane as pessoas já estão acostumadas a verem pessoas normais como você usando as redes sociais como plataformas para ganhar algum dinheiro extra, não se desencoraje.
Então … a renda passiva é realmente passiva?
Cuidado para não interpretar a palavra passiva muito literalmente. Você ainda precisa trabalhar para ganhar esse dinheiro.
A realidade sobre a renda passiva é que:
- É absolutamente possível.
- Requer muito esforço.
- Pode dar a você uma liberdade e flexibilidade incríveis.
- Muitas pessoas buscam oportunidades nesse tipo de renda, sem entender o porquê elas realmente querem.
Portanto, acredito que ganhar dinheiro sem trabalhar é ótimo, mas eu sei que isso realmente não existe. Para ter essa renda foi necessário um trabalho inicial, seja para obter recursos para investir ou para desenvolver produtos e serviços.
Então, isso significa que você tem que abandonar todas as esperanças e sonhos de criar um fluxo de renda passiva? Não.
Significa apenas que você tem que decidir quanto tempo deseja dedicar a um empreendimento paralelo para gerar renda e se os benefícios superam esses esforços e riscos.
Conclusão
Ainda está considerando as opções de obter renda passiva?
Lembre-se de que desenvolver um projeto para obter renda passiva ainda deve te proporcionar flexibilidade e liberdade. Se está fornecendo apenas um pouquinho de dinheiro, mas você está perdendo o sono e ficando para trás com outros compromissos de vida, então pode não ser uma boa.
Tentativa e erro são perfeitamente aceitáveis, e você não é um perdedor se não acontecer rapidamente. Ao montar a sua renda passiva continuamente, você estará no caminho certo para a sua liberdade financeira.
Me conte qual renda passiva você vai construir esse ano?
Indicação de leitura: COMO COMEÇAR A INVESTIR?