Grupo SBF encerra 2023 com receita bruta de 8,8 bilhões, um crescimento de R$928,9 milhões em relação a 2022



 

O Grupo SBF executou o planejamento estratégico com êxito e encerrou o ano com uma dívida líquida/EBITDA de 1,35x. Este resultado representa importante melhora em comparação ao indicador de 3,35x vezes registrado em junho de 2023, principalmente devido a uma gestão de capital de giro mais eficiente, especialmente na frente de redução dos estoques.
 

Em termos de dias de estoques, a companhia realizou uma redução de 11,9% em relação a dezembro de 2022, e 25,2% em comparação com junho de 2023. A geração de caixa operacional alcançou R$950 milhões no quarto trimestre de 2023, a maior já registrada em um único trimestre.
 

A receita bruta atingiu R$8,8 bilhões, um incremento de R$928,9 milhões em relação a 2022 (+11,8%). Ao longo de 2023, a companhia deu ênfase ao aumento da eficiência operacional através da diluição de despesas. O indicador de SG&A/ROL atingiu 36,4% no segundo semestre do ano, uma redução de 3,8 pontos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2022. Por consequência, o EBITDA ajustado (ex-IFRS) alcançou R$606,9 milhões no ano, expansão de 29,4%, com margem de 8,7%, mesmo em um cenário mais promocional devido aos ajustes de estoque.
 

O lucro líquido ajustado (ex-IFRS) foi de R$227,8 milhões no ano, que representa um crescimento de 10,3%, e margem de 3,3%. No trimestre, a expansão foi de 100,5%, atingindo uma margem de 6,6%.

Em 2023, a Centauro priorizou o aumento da rentabilidade, ajustando as expectativas de receita e reduzindo custos de forma eficaz. Adicionalmente, o portfólio de lojas passou por uma revisão, encerrando operações deficitárias e expandindo a rentabilidade do canal.

A receita líquida da Centauro foi de R$3,5 bilhões no ano, com retração de 1,2% em relação a 2022, dada a revisão da rentabilidade do canal digital. Desconsiderando o impacto positivo da Copa do Mundo nas vendas das lojas físicas em 2022, a receita líquida do canal teria expandido 9,6% no ano.
 

Já a margem bruta atingiu 49,2% em 2023, expansão de 1,3 ponto percentual em relação a 2022. A expansão da margem reflete a estratégia de maximizar a rentabilidade do canal digital com a melhora do retorno sobre investimento (ROI), através da readequação das políticas de markdowns, do incentivo à modalidades de venda mais rentáveis, como o click and collect, e estratégias de marketing de performance mais assertivas. Dessa forma, o percentual de clientes que compram no canal digital e retiram os produtos em uma de nossas lojas físicas, contou com um aumento de 11,8 pontos percentuais ao longo do ano.
 

Na operação de Fisia, o Grupo atingiu receita líquida de R$4,0 bilhões, crescimento de 26,1% em relação a 2022. A estratégia de redução de estoques adotada pela companhia foi bem-sucedida, encerrando o ano com 181 dias, queda de 28,9% em comparação com o final de 2022, o qual estava em 234 dias. Mesmo com políticas mais agressivas de markdowns, a Fisia fechou o ano com margem bruta de 41,6%, expansão de 1,0 ponto percentual em comparação com 2022.

Em 2023, o Grupo SBF deu continuidade aos investimentos com foco nos canais DTC (direct-to-consumer), e nos últimos 18 meses, foram abertas 23 lojas Nike. Dessa forma, as vendas DTC (considerando apenas 1P no digital) passaram de 42,7% em 2022 para 50,9% em 2023 (+8,2 p.p) fortalecendo a marca no país, e proporcionando uma melhor experiência aos consumidores. Este avanço concretiza a fase de investimentos na expansão dos canais DTC, possibilitando restabelecer o crescimento da Fisia de forma equilibrada em todos os canais, incluindo os parceiros de wholesale.
 

Como destaque do digital, a Fisia lançou o aplicativo próprio da Nike no início de dezembro, o qual, em apenas um mês de operação, correspondeu a 50% das vendas na categoria 1P. Adicionalmente, foi concluída a migração da operação logística para o centro de distribuição próprio localizado em Extrema (MG). Além da redução de despesas, os efeitos positivos desta migração já foram percebidos através de indicadores de NPS recordes na Black Friday e no Natal.
 

Em 2024, as prioridades estratégicas do Grupo SBF estão direcionadas para um crescimento seguro e responsável, com objetivo de aumentar a rentabilidade através da retomada da margem bruta e da otimização do capital de giro, resultando em uma redução estrutural da alavancagem.
 

Na Centauro, a companhia concentrará esforços na expansão do lucro bruto por m² através da melhoria da eficiência operacional das lojas e de maior assertividade na precificação dos produtos. No canal digital, o grupo espera a retomada do crescimento através de um sortimento cada vez mais alinhado às necessidades dos consumidores, complementado por uma curadoria de itens de sellers 3P, possibilitando assim que a Centauro tenha uma oferta completa em todas as modalidades esportivas. Além disso, o grupo continuará investindo em uma experiência omnichannel cada vez mais fluida para seus clientes, através da rede de 225 lojas Centauro.
 

Em Fisia, a prioridade é retomar a rentabilidade por meio da redução de markdowns. Além disso, através da expertise em varejo, a companhia vai concentrar os esforços na redução estrutural da necessidade de capital de giro da operação. Dessa forma, por meio de uma melhor gestão de estoques, a empresa terá preços mais assertivos que contribuirão para a saudabilidade do mercado em geral.
 

“Estamos confiantes em relação à melhora da rentabilidade e redução da alavancagem, ancoradas no trabalho de eficiência realizado em 2023 e no planejamento seguro e responsável estruturado para 2024 e 2025”, afirma Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF. “O nosso plano é trilhar um caminho que fortaleça não apenas nossa saúde financeira, mas também respeite e ultrapasse as expectativas de nossos stakeholders, assegurando uma base sólida para o crescimento sustentável e próspero da empresa no longo prazo”, destacou Zemel.

Redação Economia em Pauta
Redação Economia em Pautahttps://economiaempauta.com
Plataforma especializada em conteúdos sobre economia, mercado financeiro, investimentos e criptomoedas. Resumos diários dos principais sites do Brasil.

Day Trade: Embraer (EMBR3), Multiplan (MULT3) e mais 3 ações para comprar nesta quinta (10)

A Ágora e o Pagbank divulgaram suas recomendações de compra em day trade para esta quinta-feira (10). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de...

EUA estão perto de fechar acordos comerciais com parceiros, diz assessor econômico da Casa Branca

Os Estados Unidos estão analisando ofertas de 15 países sobre acordos tarifários e estão próximos de fechar acordos com alguns deles, disse o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, nesta quinta-feira...

CPI: Inflação dos EUA desacelera em março e vai a 2,4% em 12 meses

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) caiu 0,1% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (10). A inflação norte-americana acumula alta de...

Remédios como Ozempic e Wegovy podem diminuir o risco de demência, diz novo estudo

Uma nova pesquisa, publicada na segunda-feira (7) no periódico JAMA Neurology, aponta que alguns tratamentos para diabetes e perda de peso (como Ozempic e Wegovy) podem diminuir o risco de desenvolver qualquer...

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa abre em queda com exterior e tarifas no foco

Ibovespa hojeIbovespa cai aos 126,8 mil pontos, dólar comercial sobe a R$ 5,90 e juros futuros avançam.Setor de serviços cresce +0,8% em fevereiro.UE suspende retaliação contra tarifas dos EUA após Trump anunciar...

Após polêmica de Nasi com bolsonaristas, produtora cancela shows do Ira! no Sul

A produtora 3LM Entretenimento anunciou nesta quinta-feira (9) o cancelamento de quatro shows da turnê Acústico 20 Anos, da banda Ira!, nas cidades de Caxias do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau e...

Dólar hoje sobe forte e alcança R$ 5,90 em meio à cautela com tensões entre EUA-China

O dólar à vista operava com alta ante o real nesta quinta-feira, à medida que os investidores ainda repercutiam a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na véspera de pausar...

Pausa em tarifas recíprocas de Trump ainda é má notícia, afirma dirigente do BCE

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau afirmou que a pausa nas tarifas recíprocas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ainda é “má...

Operadores elevam apostas em cortes de juros pelo Fed após dados de inflação nos EUA

© 2000-2025 InfoMoney. Todos os direitos reservados....

Música no Fantástico: após terceiro acordo com credores, Azul promete sobra de caixa

A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) pode pedir música no Fantástico – regalia que o programa dominical da TV Globo dá aos jogadores de futebol que marcam três gols em uma mesma partida....

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress