A empresa global de pagamentos Adyen já reteve quase R$ 17 milhões da agência de viagens on-line Hurb para ressarcir clientes lesados, impedidos de viajar. As informações são da coluna Capital, do jornal O Globo.
Segundo a coluna, os recursos retidos estão sendo utilizados para atender a consumidores que contestaram pagamentos (chargeback) ou que obtiveram ordens judiciais contra a Hurb,
Nota à imprensa
A Adyen, na qualidade de instituição de pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, reteve fundos, conforme previsto na regulamentação do setor e no contrato entre as partes, para o cumprimento de ordens judiciais provenientes de ações indenizatórias movidas por consumidores contra a Hotel Urbano (HURB). Os fundos retidos estão integralmente comprometidos com as ordens de bloqueio judiciais já recebidas, que ultrapassam o número de 1.500. A Hotel Urbano (HURB) está sendo informada sobre os pagamentos.
A Adyen enfatiza que o valor das ordens de bloqueio enviadas pela justiça supera o montante retido. Com o esgotamento do montante, cessa-se a obrigação da Adyen de arcar com valores de demandas de contestação de pagamento (chargebacks) ou de dar cumprimento a ordens judiciais, uma vez que não tem responsabilidade por dívidas das empresas contratantes, conforme estipulado pelo Banco Central.
Adicionalmente, na qualidade de Instituição de Pagamento regulada pelo Banco Central, a Adyen não possui responsabilidade pela entrega aos consumidores finais de produtos ou serviços comercializados pela Hotel Urbano (HURB). Por fim, vale destacar que a Adyen não presta serviços ao Hotel Urbano (HURB) desde fevereiro de 2024.