Digitalização da economia: desafios e oportunidades para o Brasil
O Brasil é um país em expansão com uma economia digital que se move em alta velocidade e está em constante evolução. Todos os dias, novos empreendimentos de e-commerce surgem, servindo como um motor-chave de desenvolvimento em uma variedade de indústrias.
Ano após ano, a economia digital cresce, com as vendas pela internet atingindo novos patamares. No entanto, embora o mundo digital forneça inúmeros benefícios, ele também cria obstáculos substanciais que muitas organizações não conseguem superar.
Desafios da economia digital: adaptação ao cenário
A tecnologia tem um impacto muito positivo nos comércios, permitindo a compra de itens a distância. No entanto, algumas dificuldades surgem exatamente diante dessa ausência de conferência da mercadoria no momento da compra e da falta de pessoalidade entre comprador e vendedor.
Assim, os desafios incluem:
- segurança nas transações;
- privacidade de dados;
- adaptação as mudanças nas tecnologias;
- disposição do estoque para suprir a necessidade do comprador.
Um exemplo de adaptação são as plataformas de cassino a dinheiro real com depósito Pix nas plataformas de jogos da Roulette77. Antes da regulamentação, elas aceitavam cartões de crédito e criptomoedas. Entretanto, depois que a legislação entrou em vigor, mudaram seus procedimentos para aceitar apenas pagamentos por contas de débito e saldo pré-pago.
Outro exemplo, ainda nesse setor, são as políticas de privacidade e de dados. A adoção de protocolos de HTTPs e criptografia de ponta demonstram o interesse dessas plataformas em proteger seus usuários.
LGPD e proteção de dados
Na economia digital, os dados são o novo ouro. A capacidade de reunir, analisar e explorar dados se tornou um diferencial crítico para as empresas.
Empresas como Amazon, Google e Facebook estabeleceram impérios de dados massivos que permitem que personalizem experiências, gerenciem operações e prevejam o comportamento do cliente.
Essa estratégia orientada por dados transformou setores, do varejo à saúde, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e alcancem uma vantagem competitiva.
Diante desse cenário, a nova Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para garantir que a personalização não seja excessiva. A exemplo do caso em que o algoritmo da Target descobriu a gravidez de uma adolescente antes mesmo dela.
Oportunidades na era da digitalização econômica
A digitalização da economia não traz apenas desafios. Ela traz também grandes oportunidades, com o surgimento de novos setores, até então, impensados.
Aspecto | Exemplo |
Desafios | Segurança, privacidade |
Oportunidades | Streaming, e-commerce |
Inovação | Pagamentos via Pix |
Sustentabilidade | Produtos eco-friendly |
Transformação Digital | Dados e inteligência artificial |
Por exemplo, atividades como assistir filmes, ler livros e jogar videogames estão cada vez mais competindo pela atenção dos clientes e pelo dinheiro disponível.
O grande número de opções acessíveis aos clientes criou um ambiente extremamente competitivo com os catálogos digitais de streamings e bibliotecas.
O surgimento de serviços de streaming afetou fundamentalmente como as pessoas consomem mídia, com muitas preferindo assistir a filmes e séries de TV no conforto de suas casas em vez de ir ao cinema.
Essa tendência fez com que os cinemas reconsiderassem suas estratégias de negócios, fornecendo experiências premium como IMAX, exibições em 3D e assentos de luxo para atrair clientes. O Cinemark, por exemplo, implementou um clube mensal que oferece dois ingressos pelo preço de um. Outro exemplo são as promoções comemorativas com ingressos a R$12.
Campanhas e promoção orgânica no meio digital
O advento do comércio eletrônico, redes sociais e plataformas de conteúdo digital resultou em uma nova geração de clientes que exigem prova social rápida, experiências personalizadas e interações sem atrito.
Os consumidores estão cada vez mais inclinados a confiar suas decisões de compra nas opiniões e experiências de outras pessoas. Eles procuram por essas informações nas redes sociais, sites de avaliação e endossos de influenciadores.
Para competir nesse clima, as marcas começaram a trabalhar no desenvolvimento de confiança e credibilidade no reino digital através de parcerias.
Um exemplo é a collab recente entre o Burguer King e a Mari Maria. Os glosses com aromas inspirados nos itens do cardápio associam as duas marcas e trazem a maquiagem para o público que ainda não a conhece.
A sustentabilidade na digitalização da economia: oportunidades e desafios que valem a pena
Para negociar as complexidades da economia digital, as organizações brasileiras devem enfatizar a transformação digital, a inovação e a segurança cibernética.
Adotar uma estratégia orientada por dados, cultivar uma cultura de aprendizado contínuo e ficar por dentro das tendências emergentes são táticas críticas para o sucesso.
No entanto, as empresas também devem entender a importância da sustentabilidade e das questões éticas na economia digital.
Os clientes estão cada vez mais conscientes das consequências ambientais e sociais de suas decisões de compra. É por isso, por exemplo, que o número de veganos aumentou consideravelmente no país, bem como a rejeição aos produtos testados em animais.
Com a ascensão de inteligência artificial, cujo consumo de energia é suficiente para alimentar milhares de residências por ano, esse tema ficou ainda mais importante.
Assim, as empresas que priorizam a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa ganharão uma vantagem competitiva. Oferecer produtos que não poluem, não geram resíduos nocivos e não prejudicam o meio ambiente é essencial.