in ,

Como você lida com dinheiro na frente dos seus filhos?

dinheiro
dinheiro

Como você lida com dinheiro na frente dos seus filhos?

Você está sempre irritado e estressado quando o assunto é dinheiro? As contas do mês são um problema? Já sabemos que as crianças seguem o exemplo dos pais. Com o dinheiro não é diferente. A ideia não é esconder os sentimentos, ou não falar sobre “grana”, pois assim não educamos nossos filhos. Mas sim estarmos atentos com as nossas atitudes em relação às finanças. Se passamos uma imagem de que “dinheiro só traz problemas” ou que é a “solução para tudo”, estamos ensinando algo inadequado. É necessário lidar com o planejamento financeiro de uma forma neutra e tranquila.

O que falamos precisa estar de acordo com a prática. Se você vai no mercado com seu(sua) filho(a), o ideal é fazer uma lista ou um combinado. Por exemplo: “Vamos ao supermercado, mas hoje só precisamos comprar frutas, material para limpeza e um suco.”

Observe que os itens mencionados servem para todos, assim estamos dando o exemplo. Facilita dizer o “não”, caso o(a) pequenino(a) queira comprar algo diferente do proposto.

 A criança tende a aceitar que não vamos levar aquele chocolate que ela viu na fila do caixa, caso ele não esteja na lista ou no combinado. Agindo assim seremos mais verdadeiros.

Evite usar as famosas frases: “na volta a gente compra” ou “agora não tenho dinheiro”, porque isso acaba confundindo.

Precisamos ser práticos e objetivos com os nossos filhos. Falar e fazer. Sermos verdadeiros, por mais difícil que seja, tentando não nos contradizer. Se você combina que não vai comprar brinquedo, por exemplo, mas acaba cedendo porque a criança chorou muito, ela já sabe o que precisa fazer das próximas vezes para ganhar alguma coisa.

Leia também: Uma reflexão sobre Educação Financeira

Written by Rodrigo Dani

20 anos de experiência em finanças, recentemente passei a me dedicar exclusivamente, ao planejamento financeiro individual e familiar, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas quando o assunto é dinheiro.
Educação Financeira serve para todos, quem quer se livrar das dividas, aprender a investir e sair do ciclo vicioso. Para poder pensar na sua independência financeira, realizando uma organização nas finanças de uma forma simples, eficiente e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

administradores

Um falso dilema

Ciclos de vida financeiros. Você precisa rever isso?