in ,

Como aumentar o market share de seu negócio

Como aumentar o market share de seu negócio

O sucesso de um negócio pode ser medido de acordo com o nível de relacionamento que uma empresa consegue alcançar em relação ao seu público. Algo que pode ser medido pelo seu número de clientes e de vendas. Mas além disso, o conceito de market share também se destaca.

Isso por essa concepção envolver diretamente a posição conquistada por uma empresa no mercado, por meio da relação que essa companhia pode ter junto ao seu público, mas também sua conexão com os seus concorrentes, em uma colocação superior ou inferior.

Até por isso ser importante para o processo de definição de estratégias que podem ser úteis para um negócio, otimizando a sua posição no mercado, dentro de um processo de elevação ou de manutenção dessa companhia junto ao seu setor e ao seu público.

Como uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, que pode não só destacar a relevância de suas atividades para o setor de trabalho como um todo, como também adotar ações que permitam uma otimização de sua companhia.

E tudo mais o que for necessário para um negócio consiga alcançar uma melhor posição no mercado. Algo que se torna um desafio cada vez maior, diante da alta competitividade que pode ser encontrada para os mais diversos tipos de empreendimentos.

Principalmente se levarmos em conta a disposição das ferramentas digitais, que podem modificar as atividades de uma empresa, como em sua adaptação de um empreendimento físico para um de formato virtual, como uma loja de roupas que parte para o e-commerce.

Existindo nesse caso também um número maior de responsabilidades por parte de uma companhia que busque se destacar dentro de um cenário digital, diante da alta competitividade que ali se mostra presente.

Algo válido para os mais variados tipos de negócios, tal como uma empresa de mudas florestais, encontrando concorrentes não só no ambiente físico como também no digital, já que essas plataformas levam a um melhor contato entre o público e as empresas.

Por meio de uma relação de fácil acesso aos serviços de uma empresa por meio da internet, sendo preciso apenas que ela saiba como se posicionar dentro dessas plataformas. E quando se fala em posição de mercado, fala-se também de marketing share.

Como funciona o conceito de market share

Em uma tradução literal, o termo market share pode ser definido como uma espécie de fatia do mercado, ou seja, o espaço conquistado por uma empresa dentro do setor comercial ao qual esse empreendimento se encontra.

Como um centro de medicina do trabalho, dentro de uma área que envolve uma série de clínicas e hospitais que podem atuar também com serviços médicos para o meio trabalhista. O destaque específico dessa companhia pode ser medido por meio do seu market share.

Um conceito que trabalha com a parcela do mercado conquistada por um empreendimento. Como uma sorveteria dentro de todo o setor de alimentação, ou somente no ramo de sobremesas, com o market share podendo ser medido de diferentes formas.

Só é necessário definir qual a expansão de mercado a ser estudado, e a relação do seu negócio dentro desse espaço em particular. Isso porque ao identificar qual é a posição do seu empreendimento no mercado, torna-se mais fácil tomar certas decisões em sua gestão.

Sendo preciso definir sua posição atual, para a partir disso ser possível conquistar um posicionamento específico, como a liderança no seu setor, ou ao menos se firmar como um dos principais negócios dentro do seu setor, de acordo com a realidade do mercado.

O que pode ser importante para que um fornecedor de janelas de alumínio consiga ter um maior controle sobre índices como o seu número de clientes e o percentual de vendas alcançadas entre as transações comerciais que são feitas em geral dentro de uma área.

Em resumo, o market share pode ser definido como a posição conquistada por uma empresa, dentro de algo que depende de uma série de fatores, como o preço praticado, a sua relação com os clientes, entre outros índices a serem observados.

E para se ter acesso a essa informação específica, é importante saber como calcular o seu market share em relação ao mercado que você busca estudar e, posteriormente, assumir posições de destaque.

Calculando o seu market share

Para cuidar das finanças do seu negócio é importante ter uma boa relação com os números, contudo, não é preciso se tornar um especialista econômico para se fazer algo simples como calcular o market share do seu negócio.

Um índice que pode ser encontrado facilmente, dependendo apenas do universo particular ao qual um empreendedor gostaria de analisar, além da forma com que o seu negócio se encaixa dentro de tal escopo a ser examinado.

Para fazer tal apuração, primeiro é preciso ter acesso ao seu número total de receita, dividindo esse valor pelo alcance total de lucro da sua área comercial.

Por fim, só é preciso multiplicar tal resultado por 100, para alcançar níveis percentuais melhores de serem analisados. Um cálculo necessário para que um fabricante de transportadores industriais identifique qual é a sua posição geral no mercado.

Esse estudo de market share é normalmente feito em cima da receita alcançada por um negócio e por sua área como um todo, mas se trata de um conceito muito mais amplo, que pode analisar outros pontos de mercado.

Pelo cálculo de market share é possível identificar índices como:

  • Valor de mercado;
  • Parcela relativa de mercado;
  • Alcance de clientes;
  • Cálculo por unidades vendidas.

Uma variação de elementos que pode ser medido por meio dos cálculos de market share, a estudarem a parcela de mercado conquistada por um negócio dentro de diferentes percepções.

Contudo, o estudo do market share não serve apenas para identificar a sua posição no mercado, mas também para revelar a um empreendedor quais são as ações que precisam ser tomadas para aumentar a percepção de um negócio dentro de um mercado competitivo.

Sendo preciso observar com atenção certas práticas, capazes de otimizar a posição de um empreendimento dentro do seu setor comercial.

Formas de aumentar esse indicador de marketing

Uma companhia de ERP para indústria química trabalha com o mercado específico do setor de segurança, contudo, mesmo dentro de uma área restrita, é comum que exista uma alta disputa comercial. Algo a ser observado por quem pensa em adentrar esse mercado.

Pois para conquistar o interesse dos clientes dessa área é preciso enfrentar muitas vezes diversos concorrentes, sendo necessário identificar a sua posição no mercado e a partir disso atuar para o alcance de uma colocação vantajosa junto ao seu público.

É preciso saber que existem diversas formas de melhorar o market share do seu negócio, sendo preciso apenas prestar atenção nas 4 dicas listadas a seguir:

  1. Adote estratégias de preço

Um dos principais índices para mudar a percepção do público sobre um negócio é por meio de suas estratégias de preço. Como uma marca de biscoito que chega às prateleiras do mercado, vendendo seu produto por um preço mais baixo para atrair uma nova audiência.

E essa variação de valores pode ser útil para um negócio se expandir em sua área, sendo preciso fazer a definição dos preços praticados de acordo com os seus objetivos, por meio de valores que também não prejudiquem o rendimento geral de um negócio.

  1. market share: Otimize seus produtos e serviços

Outra forma de alcançar melhores posições no seu mercado é focar na sua mercadoria em si. Ou seja, investir em tecnologias capazes de otimizar o serviço oferecido por um gerenciamento de obra residencial, a ponto de destacar tal empresa em sua área.

  1. market share: Foque em ações publicitárias

A comunicação adotada por uma empresa é muito responsável pelo destaque que essa companhia pode ter no mercado, principalmente em relação aos seus concorrentes. Desenvolver boas ações publicitárias pode aumentar a percepção de um negócio.

Além de atuar na criação de uma percepção positiva para uma marca. O que é importante para se ter uma boa relação com o seu público almejado, mas além disso, conseguir se destacar à frente dos seus principais concorrentes.

  1. Atenção ao marketing como um todo

Se o propósito do market share é definir a fatia de mercado conquistada por uma companhia, então as estratégias de marketing precisam ser vistas como algo de extrema importância para um negócio, justamente por se tratarem de ações voltadas ao mercado.

Sendo capazes de aumentar a percepção do público sobre um fornecedor de materiais de EPI de eletricista, entre outros setores, existindo uma adequação específica para cada tipo de mercado, além da posição em busca de ser conquistada por um negócio.

E de forma geral, quanto melhor for a posição de uma empresa dentro de sua área comercial, melhor pode ser o aproveitamento a ser alcançado por tal empreendimento. Destacando-se entre seus competidores e garantindo a proximidade dos seus clientes.

Conheça o BLOG do autor…

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written by Lucas Avila

Assessor do blog Guia de Investimento, o blog ideal para pequenos e micro empreendedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABERTURA DE MERCADO – 02/05/2022

Episodio 23 no ar: O Mercado invencivel começa a criar novos