in

Boutique de Investimentos

Boutique de Investimentos

De origem francesa, a palavra Boutique está se tornando uma tendência nacional. Já se ouvia falar em boutique desde muito tempo atrás, quando boutiques de arte, shoppings e lojas de marca ganharam passagem no dia a dia dos brasileiros.

De uns anos para cá, o conceito de “consumir em boutiques” passou a ser ambíguo e direcionou seu foco para o que consideramos o oposto de consumir, poupar. Poupar neste contexto também envolve direcionar o capital para um dos itens dessa boutique.  A tranquilidade que nós possuímos hoje de ir ao mercado e poder escolher um mesmo produto de marcas diferentes, comparar preços, quantidade e, com base em experiências anteriores, comparar a qualidade, tornou-se hábito e motivo de empoderamento já que a tomada de decisão ficou mais complexa, porém mais satisfatória para o consumidor final.

Assim como um shopping traz ao consumidor a sensação de satisfação no poder de escolha, o mercado financeiro trouxe as mesmas sensações com a boutique de investimentos, o famoso Hub de Soluções. Ele consiste em diversidade de soluções que contemplam pontos como gestão financeira, de ativos e investimentos, de riscos e seguros essenciais, além de Planejamento Tributário e Sucessório num mesmo ambiente integrado, para que o cliente tenha o poder de decisão sobre seu patrimônio completo, bem como sobre a empresa que o fará. Por sintetizar tudo em uma única plataforma, trouxe praticidade, conforto, segurança e oportunidades ao cliente.

Uma série de vantagens

É possível fazer uma carteira de investimentos diversificada e completa em um mesmo lugar: renda fixa, opções internacionais, ações, previdência, criptomoedas, tesouro direto, proteções, fundos de investimentos e ainda ser capaz de selecionar as empresas que emitem estas soluções que necessita. Neste cenário existe uma oportunidade enorme para fazer seus próprios negócios e mantê-los com risco reduzido.

Boutiques de investimentos são independentes, ou seja, sem conexões com instituições financeiras, são capazes de trazer rendimentos acima da média por distribuírem soluções, que normalmente são entregues ao público de alta renda, para o público em geral,  como é o caso de algumas casas que possuem fundos com grande histórico de resultados provenientes de uma gestão de qualidade como por exemplo, os das casas Dynamo e Verde, dentre outros. Com a consolidação das boutiques de investimentos e o surgimento de opções cada vez mais descentralizadas, o fenômeno da desbancarização iniciou e algumas empresas, como o Grupo Capital, passaram a oferecer tratamentos diferenciados aos seus clientes, bem como investimentos cada vez mais personalizados à realidade de cada investidor.

É notável que as corretoras independentes vêm ganhando espaço e podemos perceber isso claramente ao avaliarmos o caso da XP Inc, fundada em 2001 por Guilherme Benchimol, responsável pelas corretoras Rico, Clear e XP Investimentos, com mais de R$ 817 bilhões sob custódia atualmente. O valor sob custódia é impressionante, contudo escalável em relação ao mercado que as corretoras independentes podem explorar, visto que o mercado brasileiro de investimentos no varejo conta com cerca de R$ 1,5 trilhão, sendo 95% disso concentrado nas cinco maiores instituições financeiras: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal, algo extremamente local e cultural, visto que nos Estados Unidos a realidade é outra: as corretoras e agentes independentes concentram 90% dos investimentos da população e os bancos possuem foco em crédito e opções de pagamento pois o movimento de desbancarização aconteceu entre a década de 80 e 90, o que fomentou o desenvolvimento do mercado de capitais.

As corretoras vieram com as fortes promessas de taxas mais baixas, maiores rentabilidades, um leque vasto de opções de investimento e passou a contar com um atendimento personalizado, criado pela demanda de seus clientes. A dificuldade para atender clientes com alto volume de carteira e acompanhar a evolução da carteira de clientes passou a surgir, e as corretoras passaram a oferecer tratamentos diferenciados com a gestão financeira, gestão de ativos e investimentos e a gestão de riscos e seguros.  Além destes três pilares, o Grupo Capital ainda conta com o Planejamento de Aposentadoria, Planejamento Tributário e Planejamento Sucessório, todos construídos em conjunto dentro da empresa e ajustado de forma personalizada, bem como de forma conjunta com os outros três pilares, oferecidos com maior frequência no mercado.

A grande sacada do atendimento das boutiques de investimento foi oferecer algo que atualmente as grandes instituições financeiras deixaram de lado: o verdadeiro atendimento personalizado e de qualidade. De acordo com o ranking de reclamações fornecido pelo Banco Central do Brasil, os 5 grandes bancos lideram exatamente os 5 primeiros colocados em reclamações (dados atualizados referentes ao 2º trimestre de 2020): Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. O primeiro maior motivo de reclamação é referente à integridade, confiabilidade, segurança e sigilo das operações e serviços (relacionados à débito, crédito, bankline), seguido da oferta e prestação de informação referente à produtos e serviços, que são feitos de forma inadequada.  As maiores corretoras, por escolherem abranger um público maior e um trabalho menos pessoal (muitas vezes aplicando as mesmas estratégias de investimentos para pessoas com perfis muito diferentes) acabaram por perder espaço para as empresas de Planejamento Financeiro e Investimentos, que contam com um Hub de Soluções mais completo, e que conseguem atender investidores de alto patrimônio e clientes que desejam um acompanhamento mais personalizado. Estas empresas independentes surgiram para desbancarizar e sanar as reclamações que não estão sendo atendidas nos bancos tradicionais e corretoras maiores.

Quando o assunto é investimento, as opções de corretoras para iniciar seus investimentos são diversas: XP, BTG, Warren, Guide, NuInvest, Genial, Easynvest, Órama, Mirae, Rico, Clear, além de opções presentes nos bancos digitais mais consolidados, como Banco Inter e C6 Bank que possuem uma plataforma própria com alta variedade na distribuição de soluções, assim como as corretoras.

Não existe uma corretora ideal para investir, mas sim, opções que irão atender individualmente às suas necessidades, e nada melhor do que concentrar todas estas opções em Hub de Soluções, um local onde você pode acompanhar o desenvolvimento de toda a sua vida financeira, independente da instituição que optar escolher.

É importante pesquisar e entender quais os produtos oferecidos, bem como as taxas e custos, além de transparência, estrutura e praticidade da plataforma e serviços oferecidos. Mas sabemos o quão difícil é ter o controle de todas essas variáveis e se manter atualizado num Mercado que muda muito a cada seis meses. Por isso a principal solução do nosso Hub é desenvolver um Planejamento Financeiro que contemple toda esta pesquisa e atualizações.

Insight 1

Vamos começar com os Insights Capital!

Através de uma consultoria de investimentos personalizada, você passa a enxergar seu patrimônio da forma certa: Observar ele como um todo. O maior problema que o investidor encontra quando tem cada parte do seu patrimônio em uma instituição é que cada uma delas vai avaliar uma parte do seu patrimônio, ou seja, as recomendações quando olhadas de forma isolada, podem até fazer sentido, porém, ao unir todas essas pontas, seu patrimônio pode contar com uma má gestão. Ou seja, uma visão 360 graus sobre seu patrimônio, melhora seus resultados por, além de poder, conseguir ajustar de acordo com a sua necessidade.

Insight 2

Nosso segundo Insight Capital nos mostra que, quando falamos em boutiques, não falamos apenas sobre investimentos, mas também de tudo o que pode ser necessário para você, como seguros de vida e/ou proteção pessoal, automóvel, plano de saúde etc. Desta forma, contando com profissionais altamente capacitados você consegue ter um diagnóstico claro sobre suas necessidades e não o contato com alguém que deseja te vender a qualquer custo devido sua atuação ser “monoproduto”.

Insight 3

O terceiro Insights Capital vem com a experiência de quem é referência no Mercado: Qualidade não custa mais caro.

Um dos maiores erros cometidos pelo brasileiro é achar que ter um serviço personalizado e de qualidade é mais caro do que fazer de qualquer jeito.

Não é.

Quando consideramos os gastos excessivos com comissionamentos pouco divulgados, utilizados no modelo tradicional (gerentes de bancos, corretores de seguros e agentes autônomos), esses trazem um custo final, em grande parte dos casos, maiores do que um trabalho bem ajustado que traga apenas soluções necessárias contando com alta qualidade.

Conheça o colunista

Written by Grupo Capital

Possuímos um ecossistema de inteligência financeira, formado por pessoas que entendem de pessoas.
Com proximidade, inteligência financeira e acesso a todas as soluções do mercado, criamos as melhores possibilidades para as pessoas realizarem seus objetivos.

Grupo Capital: Somos a evolução do seu relacionamento com as Finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Made in Brazil

A importância do “Made in Brazil”

ABERTURA DE MERCADO