in

Além da vontade, crie também o hábito.

Quantas vezes você já começou uma dieta, um exercício novo, tentou iniciar a leitura de um livro? Todas as vezes que você parou foi por falta de disciplina e de HÁBITO. 

Além da vontade, crie também o hábito.

Com certeza você já deve ter ouvido algum amigo dizer, ou até pode ter vindo de você mesmo, a famosa frase ‘Vou começar a investir!’. Todos sabemos que isso é uma vontade, e cada vez mais comum em cada um de nós. Mas qual tem sido o maior problema depois disso? A não criação de um hábito de investir e de reinvestir.

Vamos olhar outras áreas da sua vida. Quantas vezes você já começou uma dieta, um exercício novo, tentou iniciar a leitura de um livro? Tudo isso exigiu de você vontade, e todas as vezes que você parou foi por falta de disciplina e de HÁBITO.

Essa semana eu recebi algumas perguntas no meu instagram – caso você não me siga ainda, não perca tempo e me siga clicando aqui – de pessoas que queriam saber o que fazer com os dividendos que estavam recebendo do Fundos Imobiliários.

Vamos  pensar o seguinte, você tem recebido R$ 120,00/mês em dividendos pelos seus fundos. Você pode pegar esse valor todo mês e pagar a sua conta de Luz ou de Gás. Mas e mês que vem? Ficará tudo da mesma forma. Daqui 5 anos, talvez você nem consiga mais pagar a conta inteira por causa da inflação acumulada. Mas, e se você mantivesse o hábito de investir em fundos imobiliários e, MAIS IMPORTANTE AINDA, de reinvestir os dividendos recebidos.

Veja o gráfico: 

Esse gráfico representa uma linha do tempo de um investimento realizado no fundo KNIP11 lá em 2016. Onde, na linha verde, a pessoa não reinvestiu os dividendos recebidos e, na linha vermelha, esses dividendos foram reinvestidos.

Você consegue perceber o aumento do patrimônio via reinvestimento de fundos imobiliários? O patrimônio na linha vermelha praticamente dobrou do mesmo momento em 2016.

Ter o hábito de reinvestir dividendos pode parecer chato no começo, mas é isso que vai lhe dar o boom necessário para crescimento financeiro e atingimento da sua tão sonhada independência financeira.

Você pode ter a vontade de ter independência financeira daqui 10 anos. Você só vai alcançar se tiver disciplina e hábito em realizar os seus investimentos e reinvestimentos. O que tem faltado para você criar esses hábitos?

Dica: Crie compromisso com alguém que pode cuidar das suas finanças. Da mesma forma que você cria compromisso com um personal trainer, com a sua nutricionista, com o seu conjuge no atingimento de uma meta em conjunto, esse compromisso criado pode lhe auxiliar a criar o hábito tão necessário. Se você precisa de alguém para criar esse compromisso, me chame no instagram, vamos criar esse compromisso e te auxiliar a criar seu hábito.

Leia mais artigos no Blog do autor…

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ibovespa no menor P/L histórico – Oportunidade?

Nada trivial o IBOVESPA nestes níveis