Como sair do planejamento para ação?

Já parou para pensar que diversas pessoas se sentem presas no processo de planejamento e nunca iniciam nada por não se sentirem preparadas para começar?

O que faz alguém parar de planejar a sua independência financeira e realmente começar?

As pessoas querem saber como começar a poupar e investir, como se livrar das dívidas ou querem saber como começar a fazer um orçamento.

Essas são perguntas normais, na verdade, são os tipos de dúvidas que eu tinha quando comecei minha própria jornada rumo à liberdade financeira. Com tantas opções, por onde você começar e em quem confiar?

Um ponto importante que aprendi é de não complicar demais as coisas. Parece um conselho simples demais certo? Mas a realidade é que para muitos pode ser de extrema dificuldade de execução.

Mas vamos lá, estou aqui para te ajudar. Vamos falar sobre como sair deste ponto de inércia e partir para o movimento.

Mais ação por favor!

De modo geral, as coisas não são tão complicadas quanto eu (ou você) queremos que pareçam. A maioria dos problemas podem ser resolvidos com soluções simples. É como implementamos essas soluções que cria a complexidade.

Vamos a um exemplo simples, estar em um peso saudável, é uma matemática simples de “calorias entrando menos calorias saindo”.

Eu sei que há muito debate sobre esse assunto e que há complexidades adicionais sobre o que afeta o peso de uma pessoa, não sou especialista neste assunto. Mas, isso não muda os fundamentalmente que se você quer perder peso, precisa queimar mais calorias do que consome.

Da mesma forma, todas as finanças pessoais se resumem a uma regra simples: para construir riqueza, você deve gastar menos do que ganha. Fim da história. Esta é a regra fundamental das finanças pessoais, e todos os livros, sites e programas de TV sobre dinheiro – todas as camadas adicionais de complexidade – são simplesmente coisas adicionais a esta regra.

Quando vejo perguntas como:

“Como faço para começar minha jornada rumo à independência financeira?”

Meu pensamento vai nesta direção:

  1. Como faço para começar? Gastando menos do que ganha.
  2. Como sair das dívidas? Gaste menos do que ganha.
  3. Como juntar dinheiro para dar de entrada em um imóvel? Gaste menos do que ganha.

Percebeu como tudo se resume a esta ideia?

Qualquer movimento que aumente sua receita ou diminua seus gastos é um passo na direção certa.

De certa forma, permitir que a complexidade percebida impeça você de fazer a coisa certa é uma sabotagem do seu cérebro em busca de uma otimização perfeita. Esta sabotagem é a crença de que pequenos ajustes no seu plano de ação irão fazer mais diferença do que realmente fazem.

Otimizar pequenas coisas costuma ser uma maneira das pessoas sentirem que estão fazendo algo significativo quando, na verdade, estão evitando movimentos grandes e assustadores que podem realmente fazer a diferença.

Quando as pessoas complicam as coisas no início, podemos perceber que elas estão simplesmente nervosas em fazer grandes mudanças. Em geral não gostamos de sair da nossa zona de conforto.

E se estamos confortáveis ​​com nossas vidas no momento, mesmo que não estejam exatamente da forma que queríamos, tendemos a não fazer as coisas que sabemos que precisam ser feitas, procrastinamos nos concentrando em detalhes que não importam.

Agora, pegue o exemplo de quem está sem dinheiro e sem perspectivas. Perceba que a história se repete em várias famílias, a pessoa vem adquirindo dívidas e pagando cada vez mais juros.

Essa pessoa sabe o que precisa fazer para sair dessa situação – gastar menos do que ganha – mas ela acha muito mais fácil e cômodo permitir que detalhes a impeçam de fazer a coisa certa como:

“Eu preciso de um celular novo, este aqui não faz download daquele aplicativo legal. Não consigo diminuir meu padrão de vida no momento é impossível viver sem o pacote mais caro de Tv a cabo. Controlar o dinheiro entrando e saindo é muito complicado. E se eu morrer o dinheiro fica todo aí, eu vou viver o agora. ”

Todos esses detalhes são besteiras que distraem a pessoa do problema fundamental: preciso gastar menos do que eu ganho, e acredite se quiser eu não vou fazer isso.

Lembre-se, para atingir nossos objetivos, devemos agir.

Comece onde você está

Pense nisso: a ação é a chave para se movimentar do ponto A para o ponto B. Em vez de encontrar a hora e o lugar perfeitos para começar, devemos começar de qualquer lugar.

Esqueça a perfeição! Quando estamos falando de independência financeira estamos olhando para um horizonte de 30 a 40 anos, então ao iniciar uma longa jornada, um primeiro passo perfeito não é crítico.

Se você tropeçar no início de uma corrida de 100 metros, é provável que perca a corrida. Mas se você tropeçar no início de uma maratona de 42 quilômetros, não faz diferença. Tudo o que importa é que você começou a correr.

“Um plano imperfeito que você segue é melhor do que um plano perfeito que você não segue”.

Um princípio básico que você deve lembrar é que o perfeito é inimigo do bom. Muitas pessoas nunca começam a colocar suas finanças em ordem porque não sabem qual é o “melhor” primeiro passo.

Na maioria das vezes, “melhor” é irrelevante neste contexto. Não se preocupe em fazer as coisas exatamente da maneira certa – basta escolher uma boa opção e fazer algo para começar.

Como começar?

O primeiro passo é mudar o seu mindset para a tarefa que você deseja concluir. Pense da seguinte forma, o processo é mais importante que o resultado. De maneira geral, nós não podemos controlar os resultados, mas podemos controlar o esforço colocado no processo.

Se você fizer o que é certo – isto é, fazer o necessário para concluir uma tarefa – e colocar o seu melhor, então você estará fazendo a sua parte.

Fazendo o que é certo e dando o seu melhor, provavelmente irá conseguir os resultados que procura.

Mas e se os resultados não forem os que você queria? Então você terá dados para analisar o resultado das suas ações e modificar o seu plano de forma mais efetiva.

Você pode controlar seu esforço e ações, mas não pode controlar seus resultados.

Então, você deve estar se perguntando, como eu começo e dou o próximo passo, do planejamento para a ação ?

Fácil. Fazendo qualquer coisa que o leve em direção ao seu objetivo.

Não torne as coisas mais complicadas do que precisam ser. Identifique os princípios fundamentais e busque-os. Principalmente no início, não se preocupe em fazer escolhas perfeitas ou em otimizar. Simplesmente comece. Tome uma atitude. Você pode otimizar mais tarde.

Faça o que é certo. Faça o seu melhor. Deixe os resultados falarem por si só.

Indicação de leitura: COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS? SEM ENROLAÇÃO!

Bruno Sardão
Bruno Sardãohttps://economiaempauta.com/author/brunosardao
MBA, formado pela University of Manchester – Reino Unido, co-fundador do canal Educação Financeira Descomplicada, especialista em investimentos e educador financeiro.

Presidente do Fed de NY diz não ver necessidade iminente de alterar taxa de juros dos EUA

O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, disse nesta quinta-feira (17) que não vê necessidade iminente de uma mudança na política monetária do banco central dos Estados Unidos, à...

Economia dos EUA em risco: Tarifas de Trump provocarão forte desaceleração e elevam chance de recessão para 45%

A política tarifária agressiva promovida pelo presidente Donald Trump deverá provocar uma desaceleração significativa na economia dos Estados Unidos neste e no próximo ano. Segundo economistas consultados pela Reuters, a probabilidade de uma...

MRV (MRVE3): Ação é negociada a um valor ‘ridículo’, diz Ricardo Menin

A MRV (MRVE3) vive um dos seus piores momentos na bolsa desde, pelo menos, 2008, quando chegou a R$ 3. Negociada no patamar de R$ 5, a ação acumula queda de 22%...

ETFs com retorno de até 11,4% ao mês batem Ibovespa com folga; veja os melhores do mês

Negócios Enquanto o Ibovespa registrou um retorno de 6,08% em março, alguns ETFs superaram em muito esse desempenho. De acordo com um levantamento da B3, vários fundos de...

Duda Salabert denuncia visto com gênero masculino e acusa EUA de transfobia

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou nesta quarta-feira (16) que teve o visto de entrada nos Estados Unidos emitido com o marcador de gênero masculino, mesmo após apresentar documentos oficiais brasileiros...

Bolsonaro dará aval a texto da anistia mesmo internado, diz líder do PL

Mesmo internado na UTI após uma cirurgia de 12 horas no abdômen, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá acompanhando e endossando a nova versão do projeto de lei que propõe anistia a...

Eli Lilly anuncia resultados positivos de 1º comprimido para diabetes e perda de peso

O primeiro comprimido de GLP-1 para perda de peso está um passo mais perto de chegar ao mercado. A Eli Lilly afirmou que seu comprimido experimental atingiu seus objetivos em um estudo...

IFI vê déficit zero em 2025 como viável, mas alerta para dificuldade em 2026

A Instituição Fiscal Independente (IFI), vinculada ao Senado Federal, avalia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chances de cumprir a meta de déficit primário zero em...

Caso Larissa Manoela: Justiça anula contrato vitalício assinado por pais

A atriz Larissa Manoela obteve vitória na Justiça ao conseguir anular um contrato de exclusividade vitalício firmado em 2012 com a gravadora Deck Produções Artísticas. A decisão foi proferida pelo juiz Mario...

Terremoto em SP: cidades do interior do estado sentem tremor

Um terremoto de magnitude 3,4 na escala Richter foi registrado na madrugada desta quarta-feira (16) em uma área próxima ao município de Itajobi, no interior de São Paulo, a cerca de 400...

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress