O nosso sistema de educação básica é um mestre em ensinar coisas que você muito provavelmente nunca usará. Por outro lado, assuntos que são essenciais para a vida de qualquer adulto são deixados de lado.
Antes de mais nada, quero te perguntar, quando na sua vida pessoal você realmente usou uma fórmula de Bhaskara, identificou uma Pteridófita ou precisou dizer quantas pessoas morreram na guerra da Cisplatina?
Pois é, acredito fielmente que para 99% das pessoas a resposta foi NUNCA!
Agora se você já chegou à idade adulta, provavelmente já se deparou com a Declaração do Imposto de Renda ou com negociações bancárias a cerca de juros de empréstimos ou financiamentos. E você estava preparado para lidar com isso? Você foi ensinado a como proceder nesses casos? E novamente, na grande maioria dos casos a resposta foi NÃO!
O sistema de educação básica no Brasil não foi pensado para nos ensinar assuntos que certamente vamos precisar saber em algum momento da nossa vida.
As escolas se esquivam da responsabilidade de preparar as pessoas para vida real, a sua única obrigação é preparar robôs para passar numa prova de vestibular, o resto não é obrigação das instituições de ensino prover, e isso é um absurdo.
A escola deveria ser um local capaz de nos preparar para a vida adulta, mas na prática não é assim e você que lute para aprender.
Você sai da escola sabendo quais são os impostos que tem que pagar? Qual a frequência de pagamento e a forma de calcular? Deveria sair sabendo. Você saiu sabendo como abrir uma empresa, os documentos e custos necessários? Deveria saber. Você saiu sabendo como funciona uma contabilidade (ativos, passivos, receita e lucro)? Deveria ter aprendido.
É complicado, mas o que eu posso falar para você hoje é, não espere nada de ninguém. Vá atrás das informações, procure ajuda, faça cursos, a internet está aí para suprir a lacuna de informação que as instituições de ensino deixaram.
Você pode achar que não faz diferença, mas faz total diferença na sua vida. Ser adulto é muito mais que possuir um diploma de faculdade. Uma hora a conta chega e você será exigido como se você tivesse feito faculdade sobre a vida adulta, mas ninguém fez.
Um CONSELHO PARA VOCÊ – a partir de agora comece a entender alguns pontos que são essenciais para a vida adulta. São eles
- Educação financeira
- Gestão de gastos
- Renda extra
- Investimentos
- Dívidas
- Como funciona um banco
- Passivos
- Ativos
- Patrimônio Líquido
- Contabilidade
- Receitas
- Custos
- Despesas
- Lucro
- Burocracia
- Como abrir uma empresa
- Regime tributário
- Impostos da Pessoa Física
- Impostos da Pessoa Jurídica
- Imposto de Renda
- O que é
- Como declarar
- Informes de rendimento
Essa é a receita mínima para estar pronto para a vida adulta do brasileiro padrão, você não precisa ser um especialista ou dominar 100% todos os assuntos, mas ter a noção básica de cada uma dessas coisas para lidar com a vida real, sair da bolha de um “estudante” e virar um adulto.
Indicação de leitura: COMO COMEÇAR A INVESTIR?