Fundos ETF (Exchange-traded funds, fundos negociados em bolsa) são fundos que você pode comprar ou vender na bolsa de valores. Um fundo ETF de Bitcoin à vista (ou spot) é um fundo ETF que investe em Bitcoin no mercado à vista. Assim, no mercado à vista de um ativo, o pagamento por ele é à vista e ele é entregue imediatamente.
Como resultado, um ETF de Bitcoin à vista adquire essa criptomoeda ao preço à vista em vez de usar contratos de futuros. Assim sendo, um ETF de Bitcoin à vista dá aos investidores oportunidade de exposição às variações de valor da criptomoeda, sem que eles a comprem. Com isso, você pode negociar esse tipo de fundo através de suas contas em corretoras.
>>> Visite a Pré-venda de Bitcoin Minetrix <<<
Cresce a expectativa sobre lançamento de ETFs de Bitcoin à vista
Nos Estados Unidos, embora haja fundos ETFs de contratos de futuros de Bitcoin atuando, não há ainda nenhum fundo ETF de Bitcoin à vista. A ideia de lançamento deste tipo de fundo no mercado americano vem sofrendo oposição da SEC.
A SEC é a agência responsável pela regulação do mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos. Embora seja cedo para chamar de consenso, cresce o número de nomes notáveis do setor cripto afirmando ser inevitável a SEC liberar, em breve, os ETFs de Bitcoin à vista.
Por exemplo, segundo Mike Novogratz, que fundou a empresa de serviços financeiros Galaxy Digital e é o seu CEO, a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista não é mais uma questão de se, mas de quando. Além disso, ele afirmou que o ano de 2024 deverá ser marcado pela adoção institucional das criptomoedas.
Outro integrante da equipe da Galaxy Digital, seu chefe de pesquisas, Alex Thorn, também já manifestou a opinião de que é provável que, num futuro próximo, fundos ETF de Bitcoin à vista possam operar nos Estados Unidos. Na opinião dele, no primeiro ano após a liberação, os investimentos nesse tipo de fundo podem alcançar os US$ 14 bilhões de dólares.
Em nota de outra empresa de serviços financeiros, a Cantor Fitzgerald, os analistas Will Carson e Josh Siegler afirmaram que é provável que, nos próximos meses, um ETF de Bitcoin à vista receba permissão para atuar nos Estados Unidos.
Em agosto deste ano, a Corte de Apelos do Distrito de Colúmbia decidiu que a SEC fora arbitrária ao negar à empresa de gestão de criptoativos Grayscale permissão para lançar um EFT de Bitcoin à vista. Depois de esgotado o prazo para apresentação de recurso pela SEC sem que esta o tivesse apresentado, a corte determinou que a agência avalie novamente a proposta da Grayscale.
ETFs de Bitcoin abrem espaço para investidores sem familiaridade com as criptomoedas
O surgimento de ETFs de Bitcoin à vista pode ser especialmente atrativo para investidores desejosos de uma opção regulamentada de exposição à cotação do Bitcoin. Assim sendo, uma enxurrada de capital pode fluir para o Bitcoin.
É provável que o resultante aumento da demanda por essa criptomoeda fizesse sua cotação subir. Ademais, a autorização para operação de um ETF de Bitcoin tem potencial para acrescentar credibilidade ao Bitcoin e, talvez, a outras criptomoedas. Isso poderia encorajar investidores menores a investirem nesses ativos.
Embora provavelmente não seja o único fator em ação, o fortalecimento da crença no lançamento de um ou mais ETFs de Bitcoin à vista no futuro próximo parece ter contribuído para as altas recentes do Bitcoin, que tinha entrado em uma fase morna depois da valorização rápida no começo do ano.
Quando este texto foi concluído, a cotação do Bitcoin em dólares acumulava alta de mais de 37% nos 30 dias precedentes — praticamente a mesma alta acumulada nos seis meses anteriores à conclusão do artigo. No ano, a alta que o Bitcoin acumulou é de mais de 122%.
Outro fator que pode colaborar para a alta da cotação do Bitcoin é o halving. Esse evento acontece aproximadamente a cada 4 anos. Ele marca a redução à metade da taxa de expansão do suprimento de Bitcoin. Historicamente, tem sido seguido de valorização expressiva do Bitcoin. Embora não se possa garantir que esse fenômeno vá sempre se repetir.
Bitcoin Minetrix – Altcoin preparada para capitalizar sobre a nova onda do Bitcoin
Bitcoin Minetrix é uma plataforma criada com o intuito de facilitar o acesso à mineração de Bitcoin em nuvem. Mineração em nuvem é o modelo em que o interessado na obtenção das recompensas da mineração de uma criptomoeda (no caso o Bitcoin) compra poder de processamento do detentor do hardware. Geralmente, isso é feito através da compra de contratos de mineração.
Um serviço de mineração em nuvem permite ao seu cliente evitar os pesados investimentos (entre outros, em hardware e energia) que a mineração de Bitcoin exige. Contudo, ela apresenta problemas como a falta de confiabilidade de alguns atores em seu cenário. Mas o Bitcoin Minetrix aparece para solucionar esse problema.
A plataforma Bitcoin Minetrix permite comprar seu token de utilidade, o $BTCMTX, atualmente na fase de pré-venda. Colocando tokens de $BTCMTX em staking, você ganha créditos de mineração. A queima destes dará acesso ao poder de processamento para mineração de Bitcoin.
Trata-se de uma solução descentralizada e flexível para a mineração em nuvem de bitcoins. Como é uma solução intermediada por contratos inteligentes, o risco é reduzido consideravelmente, uma vez que você não precisa contar com a boa-fé da contraparte.
Tokenomics do $BTCMTX
O suprimento total de $BTCMTX é de 4 bilhões de tokens. Eles terão as seguintes destinações:
- 42,5% para despesas da mineração de Bitcoin;
- 35% para despesas de marketing da plataforma;
- 12,5% para o rendimento do staking até que a plataforma entre em operação; e
- 10% para prêmios para incentivar a recompensa da comunidade.
Pré-venda do $BTCMTX
Durante a elaboração deste artigo, a pré-venda do $BTCMTX ultrapassara há pouco a marca dos US$ 3,80 milhões de dólares em arrecadações, ademais, o preço da criptomoeda era por 1,15 centavos por token. Não há valor mínimo a comprar.
Os meios de pagamento aceitos na pré-venda do $BTCMTX são as criptomoedas BNB, ETH e USDT e cartão de crédito. Depois da primeira listagem do $BTCMTX em exchange, será possível para os compradores de tokens da criptomoeda durante a pré-venda fazer a reivindicação deles.
Conclusão
Em caso de lançamento de um fundo ETF de Bitcoin à vista no mercado americano, é possível que as cotações do Bitcoin e de criptomoedas que ajudem a atender de forma prática e vantajosa a demanda por ele subam. Um exemplo de criptomoeda deste último tipo é o $BTCMTX, que está em pré-venda.
Embora seja provável que agora estejamos em um bom momento para adquirir Bitcoin e que o $BTCMTX se valorize se um fundo de ETF de Bitcoin à vista passar a atuar no mercado americano, não se pode garantir tal resultado. Assim sendo, aconselhamos quem esteja pensando em comprar BTCMTX a estudar esse ativo com atenção para compreender suas vantagens e desvantagens.