Plano de Gastos Consciente: Uma nova perspectiva para orçamentos

Você tem dificuldades para se manter comprometido(a) com seu orçamento? Veja como um Plano de Gastos Consciente pode permitir que você trabalhe, coma e se divirta sem se sentir culpado.

Veja essa história familiar

João está pensando em elaborar um novo orçamento para controlar seus gastos e ter um controle financeiro melhor. Ele percebe que não tem controle sobre os gastos e está decidido a mudar!

Só tem um problema.

Ele começa com a melhor das intenções e animado. Mas conforme vai passando a semana esquece de mantê-lo atualizado ou simplesmente fica irritado com o processo.  

Então ele pensa, no próximo mês eu vou conseguir, esse mês está muito complicado, estou cheio de coisas para fazer e não estou com tempo para ver isso agora. E esse ciclo continua mês a mês e como consequência João fica sem controle financeiro e estressado.

Isso é comum para muitas pessoas, sabe por quê? Muitos orçamentos falham porque são insustentáveis.

Por que eles são insustentáveis?

Orçamentos são utilizados por pessoas que possuem não somente necessidades como desejos. E os orçamentos tradicionais falham ao se concentrar inteiramente nas necessidades ignorando os desejos. É aqui que entra um Plano de Gastos Conscientes que muda esse jogo.

Como normalmente os orçamentos se comportam?

O orçamento tradicional tem foco em fazer cortes e, geralmente, a primeira coisa a sair é a diversão:

“Você não precisa de uma assinatura da Netflix, então ela é cortada. Você não precisa ir aquele seu restaurante favorito, então corta também. E por aí vai…”

E aí o que sobra? Um orçamento que ninguém quer cumprir. E outra tentativa fracassada.

Normalmente você já perdeu a pessoa somente nesse processo de cortes.

Comece com um plano de gastos consciente

Orçamentos não precisam ser tão complicados. O problema com os orçamentos é que eles fazem você olhar para trás para fazer alterações em seus gastos.

A questão é que você olha para trás e se sente péssimo. E à medida que você faz isso mês a mês o sentimento não tende a melhorar. O que você deve fazer na realidade é olhar para a frente, não para trás.

Essa é uma estratégia que chamamos de “Gastos Conscientes”. Perceba que eu falei que são gastos conscientes não corte de gastos. A ideia por trás disso é sobre cultivar hábitos positivos de gastos, modificando o seu padrão de consumo.

Vamos aos passos para implementar?

O primeiro passo a fazer é segregar seus gastos dentro dessas 4 categorias:

  1. Custos fixos
  2. Investimentos de longo prazo
  3. Investimentos de curto prazo
  4. Gastos sem culpa
Vamos entrar com mais de detalhes em cada uma das categorias.

Custos fixos -> O que você precisa para viver

Começando com os custos fixos, liste tudo que você precisa gastar durante o mês, incluindo pagamentos de aluguel / financiamento imobiliário, parcelas do carro ou transporte, parcelas de empréstimos, seguros e contas básicas de casa.

Anote tudo e escreva o custo ao lado de cada despesa. Para as contas que podem variar como conta de luz adicione uns 15% a mais para ter uma margem de segurança. Depois de fazer isso, subtraia o valor total dos custos fixos do seu salário líquido.

O ideal é que o resultado fique em torno de 50% a 60% do seu salário líquido. Por exemplo:

Salário líquido: 5.000

Custos Fixos: Entre 2.500 e 3.000

Residual: Entre 2.000 e 2.500

O valor residual irá para investimentos e diversão!

Investimentos de longo prazo – O quanto você precisa para o seu futuro

Essa é a categoria onde você estará investindo para a sua aposentadoria. Procure economizar pelo menos 5 a 10% do seu salário líquido para essa categoria. Se você não tem certeza de quanto deve reservar para a aposentadoria você pode utilizar simuladores online ou contratar um bom consultor financeiro.

Investimentos de curto prazo – O quanto você precisa para realizar sonhos

O próximo passo é considerar as metas financeiras para um futuro mais próximo que a aposentadoria. Você pode dividir esta categoria em metas de curto, médio e longo prazo.

  • Metas de curto prazo são as compras de presentes para eventos festivos como aniversários, Natal e etc.
  • Metas de médio prazo incluem coisas como o valor para dar de entrada em um carro.
  • Metas de longo prazo são para itens caros, como o valor para dar de entrada em uma casa ou um fundo para financiar a educação dos filhos.

Para essa categoria, também procure economizar pelo menos 5 a 10% do seu salário líquido, o montante vai variar conforme a sua necessidade.

Gastos sem culpa – O que você tem de desejos

São todos aqueles pequenos custos que se somam antes que você perceba. Uber, pipoca no cinema, drinks a mais no happy hour. Esse tipo de coisa é um pouco mais difícil de se preparar, a menos que você viva uma vida social rigorosamente planejada.

Idealmente, você poderia reservar 20-30% do seu salário líquido para esse tipo de gasto e despesas variáveis.

Conclusão

O plano de gastos consciente, torna o orçamento algo mais próximo a realidade da pessoa, incentivando-a a criar um hábito saudável para sua vida financeira.

Se você nunca conseguiu se manter firme em um orçamento essa pode ser a solução para você!

Indicação de leitura: QUAL O SEU PERFIL FINANCEIRO?

Bruno Sardão
Bruno Sardãohttps://economiaempauta.com/author/brunosardao
MBA, formado pela University of Manchester – Reino Unido, co-fundador do canal Educação Financeira Descomplicada, especialista em investimentos e educador financeiro.

Raí diz que há investidores e que uma Liga unificada fortaleceria clubes brasileiros

Tetracampeão mundial com a seleção brasileira, Raí de Souza Vieira segue influente no futebol como embaixador do Paris FC, e um dos responsáveis por trazer parceiros dispostos a investir no clube francês.Em...

“O Agente Secreto” disputa hoje Palma de Ouro, em Cannes; BBC elogia filme brasileiro

O brasileiro “O Agente Secreto” é um dos 22 filmes que concorrem neste sábado (24) à Palma de Ouro, maior prêmio do Festival de Cannes – um dos mais importantes eventos de...

Pedro Janot: da fundação da Azul à reinvenção após tragédia

Pedro Janot já havia ocupado os postos mais altos do mundo corporativo brasileiro. Com passagens marcantes pela Zara Brasil e pela fundação da Azul Linhas Aéreas (AZUL4), ele construiu reputações sólidas em...

Lotofácil 3399: apostador de SP fatura mais de R$ 1 milhão; confira os números sorteados

Na última sexta-feira (23) foi realizado no Espaço da Sorte em São Paulo o sorteio do concurso 3399 da Lotofácil. Na ocasião, uma aposta simples, feita em São Paulo (SP), acertou as 15...

Novo IOF: de ferramenta regulatória a caixa registradora do governo

O governo brasileiro voltou a protagonizar um episódio preocupante, agora envolvendo o IOF — Imposto sobre Operações Financeiras — ao instituir, por decreto, um significativo aumento de alíquotas, com o objetivo declarado...

Julian Assange, o homem de seis bilhões de dólares

CANNES — O nome Julian Assange circula na mídia mundial desde 2010, depois do vazamento de imagens do ataque de helicópteros americanos contra civis e repórteres no Iraque, em 2007. Como a trajetória...

IR: você só tem 1 semana para declarar! Veja guia completo

Com o IR na mente e o relógio correndo, o prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 está prestes a acabar. O contribuinte tem até o dia 30 de maio, às...

O que se sabe sobre fuga de prisão em Nova Orleans? Cinco seguem foragidos

Uma caçada humana tomou conta de Nova Orleans desde que dez detentos realizaram uma fuga ousada de uma prisão na semana passada — uma das maiores do tipo na história da...

Qual a história de “O agente secreto”, novo filme estrelado por Wagner Moura?

Ovacionado por 13 minutos em estreia no Festival de Cannes, no último domingo (18), o novo filme de Kleber Mendonça Filho, “O agente secreto“, já coleciona uma série de críticas internacionais positivas....

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos Exclusivos

*Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos: artigos, notícias, vídeos e podcast.

Nossos canais

plugins premium WordPress