in

5 sinais de que você sofre descontrole financeiro  

sinais de descontrole financeiro 
sinais de descontrole financeiro 

 

 

 

Pessoa com sinais de descontrole financeiro calculando as despesas.

 

Saiba identificar se você está perdendo o controle do seu dinheiro

Você cuida bem do seu dinheiro? Essa é uma daquelas perguntas que muitas pessoas demoram um pouco mais para responder. Seja por falta de uma educação financeira ou pelo aumento das dívidas. 

De acordo com uma pesquisa da CNC, o endividamento no Brasil bateu o recorde de 71,4%. Será que você está entre essas pessoas? Veja, abaixo, alguns sinais de descontrole financeiro que separei para você analisar. 

 

Usar frequentemente o cartão de crédito pode ser um dos sinais de descontrole financeiro.

 

5 sinais de que você sofre descontrole financeiro 

 

  1. Atrasar o pagamento das contas

Um dos primeiros sinais de descontrole financeiro é quando você atrasa o pagamento das contas, seja por não ter o dinheiro no dia do vencimento ou pela falta de organização e esquecimento. Essa falha pode gerar prejuízos como a cobrança de juros pelo atraso. 

 

  1. Terminar com o salário antes do final do mês

Quando isso se torna um fato recorrente, já pode ser considerado um dos maiores sinais de descontrole financeiro. O dinheiro que você recebe deve ser calculado para pagar as despesas e durar o mês todo para que você possa gastar ou investir da maneira que desejar. Quando não existe essa opção, corre o risco de você começar a se envolver em dívidas. 

  1. Utilizar frequentemente o cheque especial 

Se você está sem dinheiro e ainda precisa pagar as contas, a opção que costuma ser mais acessível é o cheque especial. Porém, esse recurso possui altas taxas de juros que precisam ser observadas. Recorrer ao cheque especial todo mês é um dos sinais de descontrole financeiro e pode ser uma armadilha para aumentar ainda mais as suas dívidas, dificultando a saída do saldo negativo.

  1. Se enrolar com o cartão de crédito 

Outra opção de fácil acesso quando você já não possui mais dinheiro na conta bancária e ainda está longe de receber o salário do mês seguinte, é o cartão de crédito. Passar compras no cartão virou algo tão fácil que é comum perder o controle e se assustar com a fatura no final do mês. Mas se isso ocorre frequentemente com você, a ponto de ter que tomar atitudes como pagar o valor mínimo da parcela do cartão, esse é um alerta gravíssimo de descontrole financeiro que precisa ser corrigido. 

 

  1. Não possuir uma reserva de emergência

Uma das últimas coisas a ser pensada por quem não possui um planejamento financeiro é a reserva de emergência. Mas, se você deseja começar a organizar as suas finanças, esse deve ser um dos primeiros tópicos a ser considerado. Guardar um dinheiro pode te ajudar em diversas situações, como o surgimento de algum gasto que não estava previsto, evitando que você feche o mês com saldo negativo. 

 

Se identificou com algum desses sinais de descontrole financeiro e deseja mudar os seus hábitos? Comece aprendendo a organizar as suas finanças e eliminar as dívidas para fazer o seu salário render mais no final do mês.

 Experimente uma consultoria financeira para educar a sua relação com o dinheiro! Fala comigo que eu posso te ajudar! 

Para ficar sempre por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro, continue acompanhando o meu blog na plaforma Economia em Pauta.

 

Written by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sinais de que você sofre descontrole financeiro  

Sell-off & Stock picking

reflexão sobre Educação Financeira

Uma reflexão sobre Educação Financeira